Em Juazeiro (BA), a Secretaria de Desenvolvimento Social, Diversidade, Igualdade Racial e Combate à Fome (SEDES) da prefeitura municipal, em parceria com a Secretaria de Saúde (Sesau), dá início ao novo ciclo de pesagens obrigatórias para os beneficiários do Programa ‘Bolsa Família’. A ação é uma exigência do governo federal para a permanência das famílias no programa.
Durante o ciclo, mulheres de todas as idades e crianças do sexo masculino com até 7 anos e 3 meses devem ser pesadas, além de terem suas cadernetas de vacinação atualizadas. A ausência na pesagem pode acarretar a suspensão temporária do benefício, conforme diretrizes do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).
A fim de facilitar o acesso ao serviço, a Prefeitura organizou um cronograma com pontos estratégicos para a realização das pesagens, sempre das 8h30 às 11h, em diferentes bairros da cidade.
O calendário e locais de pesagem são os seguintes:
15, 16 e 17 de setembro – Dom José Rodrigues;
18 e 19 de setembro – São Geraldo;
22 de setembro – Alagadiço;
23 de setembro – Centro I;
24 de setembro – Centro II;
25 de setembro – Centro III/UBS Angari
26 de setembro – Via Jacaré;
29 e 30 de setembro – Alto da Maravilha.
Documentação
Os documentos necessários à pesagem são o RG ou Certidão de Nascimento; CPF; Cartão SUS; Número do NIS; comprovante de residência; carteira de vacinação; e cartão da gestante (para mulheres grávidas).
“As condicionalidades do Bolsa Família têm como objetivo promover o acesso das famílias à saúde e à educação. Com o apoio dos agentes comunitários e das nossas equipes das UBSs, esse processo se torna mais eficiente, garantindo que nenhum beneficiário perca o seu direito por falta de informação ou acesso,” destacou a superintendente de Atenção Primária à Saúde do município, Luana Albuquerque. A Prefeitura de Juazeiro reforça o compromisso de garantir os direitos das famílias beneficiárias do Bolsa Família, assegurando um atendimento humanizado e próximo da população. A ação também fortalece a integração entre as políticas de saúde e assistência social no município.


