A comunidade de Rajada, na Zona Rural de Petrolina, recebeu sábado (13) um plantão psicológico promovido pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O serviço aconteceu na UBS Plínio Amorim e teve grande adesão da população, resultando em 108 atendimentos voltados à saúde mental, além de outros serviços de prevenção e cuidado.
Durante a ação também foram realizados 59 atendimentos de auriculoterapia; 17 orientações nutricionais; 21 avaliações físicas; 56 testes rápidos; 63 testes de glicemia; e 63 aferições de pressão. Os atendimentos foram feitos pela Equipe Multiprofissional (E-Multi), Academia da Saúde e pelo Centro de Testagem e Aconselhamento e Serviço de Atendimento Especializado (CTA/SAE).
Os moradores aproveitaram a oportunidade para reforçar a importância do cuidado com a mente. A agricultora Luzia Francelina Rodrigues levou a filha, Maria Gabriela Rodrigues de Sousa, para atendimento psicológico e falou sobre o impacto do serviço. “Cuidar da saúde mental é muito importante. Muitas vezes os familiares não entendem o que a gente passa, mas com o psicólogo conseguimos conversar e receber a orientação certa”, disse.
O plantão psicológico é uma ferramenta essencial para garantir o acesso da população da zona rural a serviços de saúde humanizada e integral, aproximando os cuidados da rotina das famílias de Rajada.


