Produção de cacau começa a ganhar espaço em Petrolina

por Carlos Britto // 15 de setembro de 2025 às 07:40

Foto: Thatiany Lucena/DP

O início da colheita de cacau em Petrolina deve aumentar a renda de cerca de 30 produtores que já cultivam o coco na região. Com o objetivo de ampliar o potencial local para viabilizar novas produções, o cultivo do cacau começou em 2022, com a colheita já iniciada no segundo semestre de 2025

A empresa Pepsico – que já investe na produção do coco para comercialização da água – possui duas fazendas próprias na cidade, com 330 e 140 hectares, onde o coco é cultivado, além de parcerias com produtores que recebem apoio da empresa em projetos sociais e técnicas agrícolas sustentáveis. Com o objetivo de aumentar essa cadeia produtiva, em 2022, a Pepsico iniciou o projeto piloto do Consórcio Coco-Cacau.

No local, o cacau é plantado nas sombras dos coqueiros, que se beneficiam também da matéria orgânica originada da queda das folhas. Após três anos de testes e clonagens, as plantações já começaram a gerar frutos, mas apenas no final de 2025 a empresa planeja concretizar os primeiros números.

Segundo o gerente agrícola da empresa, Alexsandro Castro, o faturamento dos produtores pode chegar a ser duplicado com o incremento da produção de cacau em Petrolina. “Todo o desenho em torno da produção de cacau e coco foi criado com o intuito de tentar ajudar a cadeia produtiva dos produtores que trabalham com a Pepsico. A ideia é promover esse crescimento da cadeia de cacau, fazendo com que ele tenha o contato direto com a produção. A Pepsico vai ajudar o produtor a entender o novo mercado e auxiliá-lo nesse processo”, destaca. (Fonte: Diario/PE)

Produção de cacau começa a ganhar espaço em Petrolina

  1. Jorge Hermelino disse:

    Excelente, estão de parabéns os agricultores que apostaram e acreditaram na parceria com a Pepsico.
    Plantar, cuidar, colher, secar, ensacar e vender o cacau é trabalhoso, porém, serve também de terapia.
    Eu vivi a época da chegada da vassoura de bruxa no sul da Bahia, foi terrível, ainda hoje tem sofrimento.

  2. Antonio disse:

    Há sempre uma porta aberta para diversificacao. Do cacau para as processadoras e quem sabe as fabricas de derivados, chocolate e suas inúmeras utilizações

  3. verlania disse:

    Otima notícia. Agora é torcer para que o Partidos das Trevas não descubra e venha aqui destruir tudo espalhando doenças como fizeram no sul da Bahia em que esses criminosos comunistas espalharam a doença da vassoura de bruxa.

  4. Amaral Sampaio disse:

    CACAU O PRODUTO DE MAIOR LIQUIDEZ NO MERCADO DO AGRO. SOU PRODUTOR AQUI EM FLORESTAL BA. VCS RSTAO NO CAMINHO CERTO PLANTAR CACAU .

  5. Danile disse:

    Muito bom,
    Plantar cacau é um investimento pra nosso povo brasileiro
    E para os agricultores

  6. CRISOGENES FERREIRA DE OLIVEIRA disse:

    A cultura do cacau rompeu as fronteiras do Coronelismo do Sul da Bahia e está se expandindo basicamente a rodo território Nacional e com resultados e produtos de excelente qualidade, a citar a expansão com qualidade no Noroeste Paulista!

  7. Isto é muito importante ultimamente cacau e rentável e o produtor pode cultivar outros produtos e quanto o cacau estiver crescendo.Tenho um pé do cacau amarelo faço chocolate e alimento do cacau cru e tenho tenho tempo Pará outros cultivares .se alguém tiver cacau vermelho mande sementes Pará eu cultivar,ok.meu endereço celular,31992147104.liga por favor.

  8. JOSE CARLOS SUZART DE CARVALHO JUNIOR disse:

    Acho uma.falta de conhecimento total relacionar os produtores do Sul da Bahia ao coronelismo. Os coronéis existiram e ainda existem em todos os cantos do Brasil e em todas as culturas. Aqui na nossa região essa história foi amplificada pelos livros de Jorge Amado e pelas novelas inspiradas neles. Aliás, Jorge Amado era filho de Coronel. Porém, a grande maioria dos produtores eram pequenos e médios, muitas vezes homens fugidos das grandes secas que assolaram o sertão baiano e o estado de Sergipe e se aventuraram nessa linda cultura que promoveu o desenvolvimento de uma imensa região. Depois, trouxeram a Vassoura-de-Bruxa e a história está para contar a imensa crise socioeconômica e ambiental que a região mergulhou há mais de três décadas.

  9. Severino Alves da Silva Junior disse:

    Ótima notícia, parabéns a PepsiCo pela inovação e incentivo aos produtores do vale 👏👏👏👏

  10. Moacir Lima disse:

    Houve um comentario sobre a vassoura de bruxa no sul da Bahia completanente equivocado! A doenca foi disseminada nos anos 80 ! Introduzida por alguns produtores atravez de mudas oriundas do Pará! O PT ainda não existia! Companheiro antes de comentar é melhor ler sobre o assunto pra não ficar feio pra vc!

  11. Adelino disse:

    Quem assistiu o documentário O Nó, sabe muito bem que foram os funcionários da CEPLAC, petistas que disseminaram a praga trazida sim da Amazônia.
    A verdade é que o PT sempre tem uma acusação de outros para os seus malefícios.

  12. verlania disse:

    Moacir, nao me chame de companheiro pois esse termo fica pros seus cumplices. E o Partido das Trevas foi fundado justamente em 1980, e antes disso ele ja existia na forma de quadrilha de assaltantes de banco e baderneiros comunistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. São frequentas as notícias sobre tombamento de caminhão com frutas, principalmente as mangas, imagino que seja por dois motivos:Carregamento incorreto…