O jornalista Magno Martins lançará no dia 2 de outubro, em Petrolina, o livro ‘Os Leões do Norte’, que reúne minibiografias de 22 ex-governadores de Pernambuco entre 1930 e 2022, incluindo Nilo Coelho. A noite de autógrafos, que acontece na Fundação Nilo Coelho a partir das 19h, será uma homenagem especial a ele. A obra percorre a trajetória de governadores como Carlos de Lima Cavalcanti, Barbosa Lima Sobrinho, Eraldo Gueiros Leite, Marco Maciel, Jarbas Vasconcelos, Eduardo Campos e Paulo Câmara, destacando os períodos antes e depois do golpe militar de 1964. Também são lembradas figuras como Agamenon Magalhães, que abriu mão do mandato para ser ministro da Justiça de Vargas; Paulo Guerra, que sucedeu Miguel Arraes em 1964 e criou o Hospital da Restauração; e Cid Sampaio, responsável pela criação da Companhia Pernambucana de Borracha Sintética (Coperbo).
“Todos os retratados nesta obra se cercaram de mentes brilhantes, mas também cometeram erros, o que é natural”, destaca o autor nas primeiras páginas. O livro conta com prefácio do advogado Maurício Rands e depoimentos de jornalistas como Fernando Rodrigues, Marcelo Tognozzi e Júlio Mosquéra, além do cientista político Antônio Lavareda. “Estamos diante de uma contribuição que ajuda a preservar a memória política e institucional do Estado, inclusive com o registro sobre as realizações de cada uma das gestões dos governadores do período focado”, afirma o prefácio.
Segundo Martins, o objetivo da obra é preservar a história pernambucana e apresentar às novas gerações a trajetória política de governadores muitas vezes esquecidos. “Estamos diante de uma geração muito alienada. Você vai às escolas e as pessoas não têm noção de quem foi Miguel Arraes, Barbosa Lima. Não sabe que Pernambuco teve um grande empreendedorismo econômico, a era da indústria química, quem foram os governadores biônicos, os governadores interventores”, explica.
Segundo o autor, as memórias contidas no livro foram obtidas durante dois anos de pesquisa em arquivos públicos, livros, registros da imprensa, artigos na internet e entrevistas. O nome do livro remete à era de ouro da produção sucroalcooleira de Pernambuco, quando o Estado ficou conhecido como o “Leão do Norte”. O lançamento promete reunir admiradores da história política pernambucana e celebrar a memória de Nilo Coelho e outros líderes que marcaram o Estado.



Um livro como Os Leões do Norte é fundamental para despertar nas novas gerações o interesse pela história política de Pernambuco, resgatando trajetórias de líderes que ajudaram a moldar o Estado. Ele não apenas preserva a memória institucional, mas também inspira reflexão crítica sobre acertos e erros do passado, oferecendo aos jovens referências de cidadania, liderança e participação política.