Hospitais vinculados à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) irão adquirir 30% de alimentos da agricultura familiar para suas refeições. O acordo de cooperação técnica com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) foi assinado nessa quinta-feira (11). O documento prevê ações conjuntas para aquisição desses alimentos na modalidade de compra institucional do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
A assinatura ocorreu durante o ‘Coopera Mais Brasil’, o maior evento de cooperativismo do país, promovido pelo MDA em Brasília (DF). Na solenidade de abertura, realizada na última segunda-feira (8), o ministro Paulo Teixeira destacou que as cooperativas são pilares das políticas públicas da pasta, contribuindo diretamente para garantir a comida na mesa dos brasileiros. Ele ressaltou que, ao integrarem uma cooperativa, agricultores e agricultoras ampliam suas oportunidades de capacitação e desenvolvimento.
Para o presidente da EBSERH, Arthur Chioro, a parceria representa um avanço para a Rede hospitalar e um passo importante para o desenvolvimento sustentável do Brasil. “O país precisa crescer, se fortalecer, mas, acima de tudo, de forma saudável. E isso passa pela saúde, pela economia, pela produção da agricultura familiar”, destacou. Chioro reafirmou que essa iniciativa reflete o compromisso da EBSERH com a promoção da saúde integral, oferecendo uma alimentação nutritiva para a comunidade hospitalar, em especial para os pacientes internados e seus acompanhantes.
Com a parceria, as refeições dos hospitais da EBSERH serão elaboradas a partir de alimentos frescos, diversificados e com alto valor nutricional. A medida também prestigia a produção local, inclui pequenos produtores, além de reduzir gastos e emissão de CO₂ (gás carbônico) na logística de transporte de insumos alimentícios. Desta forma, a agricultura familiar será responsável por contribuir para a alimentação de uma Rede que, entre julho do ano passado e junho deste ano, distribuiu mais de 17 milhões de dietas orais em 45 unidades de todo o país, conforme o Painel de Indicadores de Hotelaria Hospitalar da estatal. As informações são da EBSERH.


