Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Sindilojas e Sindicato dos Trabalhadores do Comércio (Sintcope) estão juntos por mais uma iniciativa para clamar pela paz e segurança em Petrolina. Nesta quinta-feira (11) as três entidades promoverão uma caminhada, a partir das 16h30, na Tenda Cultural do Bambuzinho, Centro da cidade. Em seguida, às 17h, a mobilização percorrerá os principais pontos da área comercial do Centro: Travessa Gregório Ramos, ruas Dom Vital e Souza Júnior, e avenidas Guararapes e Souza Filho.
Durante a caminhada balões brancos serão soltos para reforçar o clamor por providências às autoridades competentes acerca da violência que assola o comércio da área central e a cidade como um todo. A organização pede aos participantes para que também se vistam de branco.
As entidades do comércio varejista reconhecem os esforços empreendidos pelas forças de segurança que atuam no município – Guarda Civil Municipal (GCM) e Polícias Civil (PC), Militar (PM), Rodoviária Federal (PRF) e Federal (PF) com o intuito de garantir a ordem e a segurança. No entanto, entendem que é preciso ampliar a atuação das políticas públicas, envidar um esforço ainda maior das esferas (municipal, estadual e federal), para que alguns gargalos sejam resolvidos.
Apenas este ano, CDL e Sindilojas estiveram reunidos com a prefeitura, PC, Instituto de Criminalística, PM, GCM e Ministério Público de Pernambuco (MPPE). Na ocasião quando apresentaram as principais demandas do comércio com relação à segurança, bem como sugeriram algumas ações. “Somente com a soma de todos os entes representativos da sociedade – órgãos públicos, ONGs, igrejas, associações, sindicatos e iniciativa privada – é que poderemos vislumbrar um futuro com estatísticas menos alarmantes”, destacam as entidades.


