O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) em Petrolina, esteve representado no 5º Encontro Nacional de Cetas (ENACS), realizado na sede do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em Brasília (DF). O evento reuniu profissionais de todas as regiões do país que se dedicam ao cuidado de animais silvestres vítimas de tráfico, atropelamentos, acidentes e maus-tratos, fortalecendo a rede de proteção da fauna brasileira.
O Cemafauna enviou o diretor técnico médico veterinário do Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras) da instituição, Fábio Walker, e a diretora administrativa, Gabriela Seabra. Durante o encontro, os representantes puderam compartilhar experiências e acompanhar discussões sobre protocolos de atendimento, vigilância sanitária, nutrição, enriquecimento ambiental, monitoramento pós-soltura, comunicação social e inovação tecnológica, que buscam tornar o trabalho das unidades da Rede mais eficiente, seguro e uniforme.
O ENACS também contou com a presença de servidores do Ibama, equipes dos Centros de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) e Centros de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras), além de representantes de órgãos ambientais estaduais e municipais e técnicos de organizações da sociedade civil. O encontro se consolidou como espaço de capacitação, aprendizado coletivo e fortalecimento da atuação integrada em defesa da biodiversidade.
Para o diretor técnico médico veterinário do Cetras/Cemafauna, Fábio Walker, a participação do Cemafauna nesse cenário nacional reforça a importância do trabalho desenvolvido no Sertão pernambucano. “Estar no ENACS foi uma oportunidade de compartilhar práticas, alinhar protocolos e trazer novos conhecimentos que fortalecem nossa atuação no Cetras do Cemafauna. É um momento de reafirmar o compromisso que temos com a reabilitação da fauna silvestre, garantindo que cada animal atendido tenha a chance de retornar ao seu habitat com segurança“, destacou.


