A primeira etapa do mutirão de castrações realizado pela Prefeitura de Petrolina, por meio da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) e do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) no Bairro São Gonçalo (Zona oeste), atingiu quase 350 procedimentos cirúrgicos, muitas histórias emocionantes e a certeza de que a cidade está avançando no cuidado com os animais e na promoção da saúde pública. O Castramóvel já tem novo destino: a partir dessa segunda-feira (8), a ação chegará ao João de Deus, na Escola Municipal Luiza de Castro, que fica na Avenida Arlindo Rufino, s/nº, em frente ao IFSertãoPE.
A expectativa é repetir o grande sucesso da primeira etapa, garantindo mais acesso à castração. Serão distribuídas 65 fichas por dia, sendo 10 para cadelas, 20 para cães, 15 para gatas e 20 para gatos. Essa medida é necessária devido ao tempo do procedimento cirúrgico entre macho e fêmea, garantindo que ao final do dia, sejam contempladas todas as fichas.
Serão atendidos cães e gatos saudáveis, com até 7 anos de idade e até 18 kg. O animal deve estar em jejum de 8 a 12 horas no dia da cirurgia. O serviço vai de segunda até sexta-feira (12), das 9h às 12h e das 14h às 17h. Além de cuidar dos animais que já têm um lar, o mutirão também abre oportunidade para aqueles que ainda vivem nas ruas.
A AMMA convida a população a ser parceira dessa causa, oferecendo lares temporários no período pós-operatório. Basta garantir repouso, alimentação, medicação e carinho por cerca de sete dias para machos e 10 dias para fêmeas. Após a recuperação, esses animais poderão seguir para adoção responsável ou voltar ao local de origem.


