Em alusão à Campanha ‘Setembro Amarelo’, voltada à prevenção do suicídio, Petrolina promove diversas ações de cuidados com a parte mental nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Policlínica e Hospital Municipal. As atividades são oferecidas pela Equipe Multiprofissional (E-Multi) e incluem atendimento psicológico, rodas de conversa, auriculoterapia, ventosaterapia, atividades físicas, orientação nutricional, aferição de pressão, testes de glicemia e testes rápidos, com foco na redução de sintomas como estresse, ansiedade e depressão.
O cronograma das ações prevê, atendimento na Praça Maria Auxiliadora, no Centro, nesta sexta-feira (6), com auriculoterapia, ventosaterapia, orientação nutricional, aferição de pressão, teste de glicemia, vacinas, testes rápidos, atividades físicas com a equipe da Academia da Saúde e atividades no CAPS. No 13 de setembro, a Unidade Básica de Saúde Plínio Amorim, em Rajada, recebe atendimento psicológico, nutricional, ventosaterapia, auriculoterapia, aferição de pressão, testes rápidos e atividades físicas. No 17 de setembro, no Parque Josepha Coelho, serão realizadas oficinas de pintura, karaokê, roda de conversa, capoeira, auriculoterapia, ventosaterapia, orientação nutricional, aferição de pressão, teste de glicemia, testes rápidos e atividades físicas.
Nos dias 24 e 26 de setembro, a Sala de Espera do Serviço de Assistência Especializada (CTA/SAE), no Centro, oferecerá orientações e suporte com psicólogos, voltado a pacientes do CTA/SAE e usuários do Programa de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP). No dia 25, a Orla de Petrolina receberá a ação “Impacto Prev+Ação = Valorização da Vida”, com orientações e suporte psicológico; e no 29 de setembro, haverá ação sobre valorização da vida, em parceria com o Núcleo de Prevenção de Petrolina, também no CTA/SAE. Além disso, há atendimentos diários com roda de conversa nas UBSs e no CAPS.
Onde buscar ajuda
Para quem busca atendimento em Petrolina, o CVV atua em parceria com a prefeitura, no prédio do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM), na Rua Projetada, 111, Vila Mocó. O contato é pelo telefone 188. O CAPS oferece atendimento psicológico e psiquiátrico gratuito pelo SUS. O CAPS II fica na Avenida José de Sá Maniçoba, Centro, próximo ao Hospital Universitário (HU), com informações pelo telefone (87) 9 9633-7924; o CAPS Infantil está na Rua da Simpatia, nº 135, Centro, com telefone (87) 9 9132-3179; e o CAPS AD III, na Rua Presidente Dutra, nº 290, Centro, atende pelo telefone (87) 9 8802-6723.


