O comitê do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) em Juazeiro (BA) realizou no último fim de semana de agosto sua conferência municipal, que contou com a presença do deputado federal Daniel Almeida e reafirmou a pré-candidatura a deputado estadual de Zó do Sertão. O prefeito Andrei Gonçalves e o vice-prefeito Tiano Félix estiveram presentes, bem como os vereadores Mitu do Sindicato e Salvador Carvalho, além de representantes de diversos partidos.
Na ocasião a legenda reelegeu o seu presidente, Professor Gilson Araújo, e elegeu para vice a professora e cientista social, Queila Patrícia, que tem se destacado nos quadros do PCdoB nos últimos anos. O mandato da nova executiva é para atuação no período 2025-27.
Para o presidente, o momento é importante para que o partido comunista continue sendo um mediador da classe trabalhadora. “Somos uma agremiação partidária que busca a conscientização dos trabalhadores e trabalhadoras, em mostrar a sua importância no desenvolvimento da sociedade. E hoje temos os mandatos dos deputados Zó e Daniel Almeida que representam os trabalhadores. Vamos seguir firmes, com Lula, o governador Jerônimo Rodrigues e os nossos deputados estadual e federal”, garante Gilson Araújo.
Zó
Zó do Sertão agradeceu a confiança da militância e reafirmou o compromisso de representar Juazeiro e o Norte da Bahia. “Eu tenho mais de 40 anos de PCdoB. Antes de ser um parlamentar, com 20 anos de mandato entre a Câmara Municipal e a Assembleia Legislativa da Bahia, sou um militante. Continuaremos com as bandeiras da agricultura familiar, da cultura, do esporte, da moradia, mas também dos direitos das mulheres, da diversidade, da saúde, da infraestrutura e toda a demanda que a sociedade nos apresente. Só tenho a agradecer ao meu partido por me confiar na busca por mais um mandato. Tenham certeza que estarei à disposição, sempre”, declarou.
Condenado pela Vara Cível e Criminal por desvio de recursos públicos na época em que era secretário de Ação Social e de Cultura da Prefeitura de Juazeiro, Zó do Sertão esclareceu que a decisão é de primeira instância, sujeita a recurso e, portanto, não afeta em nada a sua candidatura. Além, ele afirmou que seu corpo jurídico recorrerá da decisão.
A conferência foi marcada pela presença de várias representações sindicais, secretários de governo, e também pela criação da Secretaria de Combate ao Racismo no âmbito partidário.


