PRF realiza maior apreensão de madeira ilegal em cidades do Sertão de Pernambuco

por Carlos Britto // 01 de setembro de 2025 às 13:50

Foto: Ascom PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou a maior apreensão de madeira ilegal do país durante a operação Rotas da Madeira, realizada entre 17 e 31 de agosto nos municípios de Salgueiro, Afrânio, Petrolina e Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco. Ao todo, foram recolhidos 2.043 m³ de madeira, transportados por 39 caminhões, volume suficiente para construir mais de 700 telhados de casas populares.

Segundo a PRF, diversas irregularidades foram constatadas durante a fiscalização: divergência entre a espécie e o volume declarados, falta de documentação ambiental e fiscal, além do transporte de espécies proibidas de serem comercializadas. As infrações configuram crime ambiental, com pena de seis meses a um ano de detenção e multa, e resultaram na emissão de Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO) para os responsáveis.

A operação contou com o apoio do Ibama, da CPRH, do Indea-MT e do UNODC. A madeira apreendida é encaminhada aos órgãos ambientais e, posteriormente, doada a instituições beneficentes, científicas e de ensino.

A iniciativa integra o Plano AMAS (Amazônia: Segurança e Soberania), que visa a combater o crime ambiental e o desmatamento ilegal na Amazônia, fortalecendo a atuação das forças de segurança e órgãos governamentais, com apoio de tecnologias como imagens de satélite e o Projeto ‘Ouro Alvo’ para rastrear práticas ilícitas.

PRF realiza maior apreensão de madeira ilegal em cidades do Sertão de Pernambuco

  1. Maria Elita Ramalho Leal disse:

    Estou reassentada em um projeto que os serrotes sao tombados e as casas oe alicersses é de cimento!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. São frequentas as notícias sobre tombamento de caminhão com frutas, principalmente as mangas, imagino que seja por dois motivos:Carregamento incorreto…