Programa Cisternas é debatido durante Semiárido Show 2025

por Carlos Britto // 28 de agosto de 2025 às 14:00

Foto: Vagner Gonçalves/Ascom IRPAA

O Programa Cisternas e os impactos das mudanças climáticas foram tema de debate do primeiro dia do 11º Semiárido Show, principal feira da agricultura familiar, que ocorre em Petrolina até 29 de agosto. O evento contou com a presença da secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Lilian Rahal.

No encontro, a secretária lembrou que o Cisternas faz parte de um conjunto de políticas públicas que visam a garantir a segurança alimentar e reduzir a pobreza e extrema pobreza. Além disso, Rahal destacou que a iniciativa é exitosa, em grande parte, porque foi desenvolvida pela sociedade civil em parceria com o poder público e pesquisadores: “Essa parceria com a sociedade civil nos permite chegar aonde nem sempre o poder público consegue chegar sozinho”, disse.

Para Alexandre Pires, diretor de Combate à Desertificação do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, o programa, desde sua criação, é uma estratégia fundamental no combate à desertificação, que pode ser entendida como a perda de fertilidade do solo devido a sua degradação. “Já em 2004, o Plano Nacional de Desertificação estabeleceu uma série de metas para contribuir com o processo de combate à desertificação e adaptação climática. Uma das metas que o programa previu foi alcançar a construção de 1 milhão de cisternas”, destaca Alexandre Pires.

A estocagem de água para beber e plantar, incentivada pelo Programa Cisternas, junto com outras estratégias e tecnologias, como os bancos de sementes e os sistemas de reuso de água, permitem às famílias do Semiárido brasileiro produzirem de forma adaptada às condições climáticas do Semiárido e, ao mesmo tempo, cuidarem da perpetuação da biodiversidade nos biomas existentes. As informações são do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS), com Articulação do Semiárido (ASA).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. São frequentas as notícias sobre tombamento de caminhão com frutas, principalmente as mangas, imagino que seja por dois motivos:Carregamento incorreto…