A Câmara de Vereadores de Trindade, no Sertão do Araripe, aprovou o parecer do Tribunal de Contas do Estado (TCE) sobre as contas da prefeita Helbinha (PTB) referentes ao ano de 2021. A decisão, tomada na última sessão ordinária, recebeu 9 votos favoráveis e 4 contrários, confirmando a aprovação da gestão dos recursos públicos naquele exercício.
Votaram a favor os vereadores Allan Galdino, Josias, Jáecio, Havana, Everaldo, Maciel, Landim, Edivan e Cacilda.
Já os votos contrários foram de Amado, Enaudy, Divaldo e Emílio. A aprovação da prestação de contas sinaliza o resultado da análise técnica do TCE e encerra a tramitação do processo no legislativo local.
A prefeita comemorou com a equipe e disse que vai “continuar perseguindo a regularidade fiscal e financeira” do município.
Investimentos com apoio
O prefeito de Calçado (Agreste Meridional), Zé Elias (PP), anunciou na última sexta-feira (22) um pacote de ações em parceria com o governo do Estado. Entre as medidas, está a troca da iluminação da Academia das Cidades e de seu acesso, com expansão para outras áreas do município por meio do Programa ‘Ilumina PE’, em convênio com a governadora Raquel Lyra (PSD). Também foram assinadas a ordem de serviço para a construção de uma nova delegacia e o início das obras de uma creche municipal. Além disso, foram destinadas 20 unidades habitacionais do Programa ‘Minha Casa Minha Vida’.
Cuidados odontológicos
O município de Condado, na Zona da Mata, foi contemplado com uma das Unidades Odontológicas Móveis (UOMs) entregues pelo governo federal. O prefeito Albino Silva (PP) acompanhou a cerimônia, que contou com a presença do presidente Lula (PT). Os veículos têm como objetivo levar atendimento básico de saúde bucal à população. A iniciativa faz parte do Programa ‘Brasil Sorridente’.
Condições precárias
Os vereadores de oposição de Afrânio, no Sertão do São Francisco, Romayne Macedo (PSB) e Osvaldo Cavalcanti (Republicanos), realizaram uma vistoria nos transportes escolares do município. A dupla denunciou que parte da frota estaria em condições precárias, o que colocaria em risco a segurança e o conforto dos estudantes. Os parlamentares afirmam que a situação exige uma resposta imediata da gestão municipal, incluindo o prefeito, o secretário de Educação e o setor de Transportes.


