O documentário ‘Belezas, Histórias e Encantos’, dirigido pelo produtor cultural e roteirista Luciano Peixinho, é uma verdadeira imersão nas riquezas culturais, históricas e naturais do Vale do São Francisco. Com roteiro assinado pelo próprio Peixinho e Camila Dib, a narrativa é conduzida por Willian Fernando Soares, contador de histórias e vice-presidente da Academia Brasileira de Contadores de Histórias. Ele dá ritmo e emoção às memórias, saberes e vivências compartilhadas por personagens como ribeirinhos, artesãos, pescadores e guardiões da cultura popular.
Ao longo de 38 minutos, o filme revela a força do Rio São Francisco e sua ligação com a vida cotidiana: a agricultura irrigada que transforma o sertão, o trabalho dos pescadores, além do imaginário popular que se perpetua em lendas como a Serpente da Ilha do Fogo, a Sereia Iara, o Nego d’Água e as enigmáticas carrancas, símbolos de proteção e identidade cultural.
Com belas imagens que destacam a grandiosidade do Velho Chico e a resistência de seu povo, o documentário constrói um retrato coletivo das riquezas humanas e naturais da região, reafirmando a diversidade, a beleza e os encantos do Vale. A obra foi lançada no último 20 de agosto, durante a programação da ‘Grepetrolina’, reforçando sua importância no calendário cultural da região.
A produção foi realizada com incentivo da Lei Aldir Blanc do Estado de Pernambuco, reforçando o compromisso com a preservação da memória, o fortalecimento da identidade cultural e a difusão das tradições que fazem do Vale do São Francisco um patrimônio vivo.


