O Aeroporto de Petrolina perdeu, no mês de julho, a terceira posição entre os mais movimentados do Interior do Nordeste. Esse posto voltou a ser ocupado pelo Aeroporto de Juazeiro do Norte (CE).
Segundo o Diário do Nordeste, o equipamento cearense recebeu 47.531 passageiros, enquanto o de Petrolina movimentou 40.138. Logo atrás vem o Aeroporto de Vitória da Conquista (BA), com 38.596 passageiros.
Em julho de 2024, Petrolina tinha a terceira colocação (54.372), seguida por Juazeiro do Norte (53.394). Apesar da liderança em 2025, o aeroporto do Cariri movimentou 5.863 passageiros a menos que em julho do ano passado. O primeiro lugar entre os aeroportos do Interior com maior número de passageiros é Porto Seguro (282.394), com Ilhéus em segundo (63.199) – ambas cidades localizadas no Litoral da Bahia.



Passagens com preços abusivos e poucas opções de voos. Algo já esperado. Juazeiro do norte tem mais opções e demanda.
Os preços das passagens explicam a retração no número de passageiros. Não há quem se manifeste em sentido contrário. Então está bom pra todo mundo.
Aeroporto Petrolina/Juazeiro
Aeroporto Juaz Norte/Crato
Há que se baratear de passagem aérea aos serviços aéreoportuários para que mais usuários utilizem os aeroportos da região interior análise do Nordeste. Do contrário, o movimento de passageiros só tende a diminuir cada vez mais. A política de preços de passagens e de serviços ofertados aos passageiros tem que envolver todos os atores aéreoportuários, incluindo governos federal, municipal e estadual. O custo de uma passagem de Petrolina a São Paulo equivale ao mesmo valor de ao se percorrer de avião quase todo o território norte-americano ou entre vários países da Europa. A carestia.de viagens aéreas, no Brasil, está levando muitas empresas de avião a amargar prejuízos desnecessários.