O Hospital Regional de Juazeiro-BA (HRJ), unidade vinculada ao governo estadual e administrada pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), recebeu esta semana duas visitantes muito especiais: “Dra. Amora” e “Dra. Cloe”. Sem jaleco, mas com crachá institucional e esbanjando carisma, as terapeutas de quatro patas proporcionam momentos de alegria, ternura e bem-estar para pacientes em tratamento oncológico no complexo hospitalar.
Conhecida popularmente como ‘Cãoterapia’, a iniciativa – que faz parte das ações de humanização desenvolvidas pela unidade de saúde – vem gerando resultados positivos através de benefícios que vão além da interação afetiva. De acordo com informações do Instituto Nacional de Câncer (INCA), a Terapia Assistida por Animais (TAA) ajuda a liberar hormônios como endorfina e serotonina, promovendo efeitos positivos no corpo e na mente.
“Esse tipo de intervenção contribui muito para o bem-estar emocional dos pacientes, especialmente aqueles em longos períodos de internação. A presença dos animais ajuda na redução da ansiedade, na melhora do humor e na recuperação física, além de estimular a comunicação e a socialização, proporcionando um ambiente mais acolhedor para todos que estão em tratamento”, ressalta o enfermeiro e coordenador da Onco/Hemato do HRJ, Walque Sobrinho.
Para a paciente Maria Oliveira, 34 anos, “foi muito bom poder contar com a visita das cachorrinhas. Às vezes, a gente passa muito tempo aqui, e sente falta de coisas como essa. Eu achei essa ação muito linda, e até mandei foto para a minha filha, que também adora cachorro”, comentou.


