Salgueiro, no Sertão de Pernambuco, apresentou em julho uma significativa redução nos índices de criminalidade, segundo dados divulgados pela Secretaria de Defesa Social (SDS-PE). O município não registrou homicídios, mortes violentas intencionais contra mulheres, feminicídios, furtos de veículos nem furtos de cargas no período. Também houve queda de 20% nos crimes violentos contra o patrimônio (CVPs), em comparação ao mesmo mês de 2023.
No acumulado de janeiro a julho, os números seguem em queda: as mortes violentas intencionais caíram 76,9%, passando de 13 para 3 casos, enquanto os CVPs tiveram redução de 12,5%. Os roubos de veículos diminuíram 20% e os furtos de veículos 46,2%. “Estamos atuando com planejamento, integração e presença constante das forças de segurança em todo o território. Salgueiro e o Sertão são exemplos de que, com foco e investimentos, conseguimos proteger vidas e reduzir a criminalidade de forma sustentável”, afirmou o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho.
A tendência positiva também foi registrada em todo o Sertão. Em julho, a região contabilizou queda de 29,9% nos crimes contra o patrimônio, redução de 11,4% nos roubos de veículos, 22,1% nos furtos de celulares e recuo de 80% nas mortes violentas contra mulheres. Os feminicídios também caíram 50% no mês.
Além dos resultados operacionais, a SDS-PE destacou o avanço de investimentos na área. A obra do Complexo de Polícia Científica de Salgueiro foi retomada após mais de uma década paralisada. O espaço vai reunir o Instituto de Medicina Legal (IML) e o Instituto de Criminalística (IC), oferecendo serviços como necropsias, exames de corpo de delito e perícias diretamente no município, sem necessidade de deslocamento até Petrolina. O investimento é de R$ 4,97 milhões.


