O campus Petrolina Zona Rural do IFSertãoPE foi palco, na manhã de quinta-feira (14), de uma das fases presenciais da Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP), que, pela primeira vez, visita o Nordeste. Delegações de instituições de ensino das redes federal, estadual e municipal e da rede privada de 19 estados brasileiros e representantes de Argentina, Paraguai e Uruguai participaram de uma visita técnica, em que puderam conhecer setores de produção e projetos desenvolvidos no campus, em um tour envolvendo 20 estações, que contemplaram os setores de Bovinocultura, Piscicultura, Piscicultura, Casa de bombas e canal de irrigação, pivô central, Horticultura, área de cultivo de uva, Meloponicultura e apicultura, Hidroponia, Centro de Línguas, Escola do Vinho.
Os competidores puderam conhecer ainda os seguintes projetos: Núcleo de Estudos em Forragicultura e Produção de Ruminantes, Trilha Ecológica Inclusiva, Horto Medicinal Orgânico, Núcleo de Extensão em Agroecologia, InOviSertão, Núcleo Interdisciplinar de Desenvolvimento Econômico, Empreendedorismo, Inovação e Administração Rural, Supera São Francisco, Nas Ramas da Esperança e IFEduca 4.0.
Estudantes, professores e gestores foram recebidos pela pró-reitora de Extensão e Cultura do IFSertãoPE, Adeísa Carvalho, e pelo diretor-geral do campus Petrolina Zona Rural, Vitor Lorenzo, que deram as boas-vindas apresentando brevemente características e potencialidades da região e do campus.
Impressões
O estudante Iuri Santana foi um dos representantes do IFSertãoPE na OBAP, integrando a equipe de Santa Maria da Boa Vista. Para ele, a experiência de participar da Olimpíada está sendo incrível. “É a primeira vez que estou visitando o campus e estou surpreso com o tamanho. Está sendo uma experiência interessante e inovadora, porque a gente conhece mais sobre o campus do outro, como funciona, troca conhecimento”, declarou.
André Cavalcante é professor do Centro Estadual Integrado Rural de Boa Esperança, no Espírito Santo, e se surpreendeu com a área do campus Petrolina Zona Rural e com os projetos desenvolvidos. “Tenho certeza de que esses projetos são muito importantes, não só para o desenvolvimento da região, mas para todo o conhecimento dos nossos estudantes, para que eles possam expandir para outros locais”, frisou.
O reitor do IFSertãoPE, Jean Alencar, destacou a importância do evento e o quão significativo foi a realização de uma de suas etapas na instituição e agradeceu o empenho de todos que fizeram desse um momento tão importante. O campus Petrolina Zona Rural sediou, ainda, a solenidade de premiação e encerramento da 14ª OBAP.


