A portaria de nomeação de Francisco Ferreira Alexandre como novo gestor da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) foi publicada nesta sexta-feira (15), no Diário Oficial da União (DOU). Natural de Bom Conselho (PE), no Agreste, Alexandre prometeu fazer “um mandato de continuidade e atuar em defesa dos interesses do Nordeste e de Pernambuco”. Ele afirmou que vai priorizar a atração de investimentos estratégicos, as políticas de desenvolvimento regional e as obras estruturais, como a Transnordestina. A data da posse ainda será marcada.
Executivo com sólida trajetória no setor financeiro e empresarial brasileiro, Francisco é formado em Engenharia e Direito, com especializações pela Harvard, INSEAD, LSE, PUC-SP e PUC-RJ. Ele é membro titular do Conselho Fiscal da Tupy S.A. desde 2023 e integra o Comitê de Pessoas e Governança da Invepar desde 2021.
Atuou em conselhos e comitês de grandes empresas como Vale, BRF e Kepler Weber. Foi diretor da PREV e superintendente da BRF Previdência. Servidor de carreira do Banco do Brasil por 35 anos, ele acumulou vasta experiência em finanças, investimentos e governança.



Carlos Britto, faltou dizer porque o Danilo saiu. Esse novo superintendente é da cota de qual partido? Pena que haja descontinuado a gestão do Danilo!