Avanço do trecho Petrolina–Salgueiro entra em pauta em evento da Sudene

por Carlos Britto // 15 de agosto de 2025 às 16:57

Foto: Ascom Sudene/divulgação

A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) participou, na última quarta-feira (13), do seminário ‘Conexões Transnordestina – A Ferrovia que Mudará Pernambuco’, promovido pelo portal Movimento Econômico e realizado no auditório da CDL. A iniciativa integra uma série de encontros itinerantes que percorrem arranjos produtivos locais e reforçam a importância da mobilização social e política em torno da conclusão do equipamento logístico, incluindo o trecho pernambucano.

Principal financiadora da ferrovia, a Autarquia aproveitou o evento para ouvir a sociedade e destacar que o empreendimento é um projeto regional com potencial de se tornar ainda mais estratégico para a economia e a integração logística do Nordeste.

O debate ocorrido em Petrolina concentrou-se na retomada do projeto do ramal ferroviário Petrolina–Salgueiro, interrompido em 1992. Parceria entre a Sudene e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) realizará estudo de viabilidade, que deverá ser concluído até o primeiro semestre de 2026. Serão avaliados aspectos técnicos, socioambientais e econômicos, com o objetivo de conectar o polo de fruticultura do Vale do São Francisco ao entroncamento da Transnordestina, integrando a produção local à malha ferroviária nacional.

O evento foi prestigiado por lideranças políticas locais, representantes de universidades, trabalhadores dos arranjos produtivos locais e movimentos sociais. A próxima edição do evento ocorreu nesta sexta (15), em Araripina, município estratégico do polo gesseiro no Sertão do Araripe.

Avanço do trecho Petrolina–Salgueiro entra em pauta em evento da Sudene

  1. Sempre alerta disse:

    So conversa fiiada e promessa eleitorera

  2. Naja disse:

    É melhor esperar sentado que em pé cansa! Até hoje Petrolina espera a ferrovia “Recife ao São Francisco”, anunciado nos anos 1850’s.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. São frequentas as notícias sobre tombamento de caminhão com frutas, principalmente as mangas, imagino que seja por dois motivos:Carregamento incorreto…