O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) elegeu, na sessão de ontem (13), o ministro Edson Fachin para presidir a Corte e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no período 2025-27. Na mesma eleição, o colegiado escolheu o ministro Alexandre de Moraes para a vice-presidência do Tribunal. A posse ocorrerá no dia 29 de setembro.
De acordo com o Regimento Interno do STF, o Plenário deve eleger os novos dirigentes na segunda sessão ordinária do mês anterior ao final do mandato do atual presidente. A votação terminou a tradição de eleger o ministro há mais tempo no STF que ainda não tenha ocupado a Presidência.
Em nome do Tribunal, o presidente, ministro Luís Roberto Barroso, cumpriu o presidente eleito. “Considero, pessoalmente e institucionalmente, que é uma espécie do país poder, nesta conjuntura, ter uma pessoa com a qualidade moral e intelectual de Vossa Excelência conduzindo o Tribunal”, disse.
Fachin agradeceu os votos de confiança dos colegas e afirmou que sua gestão continuará buscando fortalecer a colegialidade, a pluralidade e o diálogo. “A eleição tem um efeito simbólico. É como uma corrida de revezamento: o bastão agora chegou aqui e recebo com o sentido de missão e com a consciência de um dever a cumprir“. Alexandre de Moraes também agradeceu a confiança e a solidariedade do colegiado. As informações são do STF.


