Opará Produtora Cultura inscreve para seletiva de Cine Clube

por Carlos Britto // 12 de agosto de 2025 às 21:35

Diversidade, meio ambiente e cultura regional. Esse é o tema da 1º Edição do Cine Clube da Opará Produtora Cultural, que será realizado nos dias 22 e 29 de agosto em duas escolas públicas da periferia de Juazeiro (BA). Os estudantes do Colégio Estadual Dona Guiomar Barreto Meira, no Bairro Quidé, e EMEI Maria Hozana Nunes, no Piranga, terão acesso a sessões de cinema que discutirão temas sobre questões sociais e valorização do território.

Inspirado na simbologia do Rio São Francisco, o projeto valoriza a produção audiovisual da Bahia e de outros Estados banhados pelo rio (Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Minas Gerais), abordando temas como identidade, ancestralidade, cultura ribeirinha, quilombola e indígena – consolidando o Cine Opará como espaço de formação, reflexão e valorização da cultura do Sertão do São Francisco.

Os interessados devem se atentar aos critérios de seleção. Os filmes são no formato curta-metragem (5 e 20 minutos) para público infantojuvenil (0 a 15 anos), com temas sobre identidade, ancestralidade, cultura ribeirinha, quilombola e indígena, além de questões relacionadas ao meio ambiente e a sustentabilidade – como a conservação do Rio São Francisco. As inscrições podem ser feitas por meio deste formulário até sexta-feira (15).

O diretor geral da Opará Produtora, Geraldo Júnior, disse que o Cine Opará é mais do que um cineclube: é um gesto de afirmação, memória e pertencimento. “O projeto nasceu do desejo de levar o cinema para dentro das escolas públicas de Juazeiro como forma de resistir, formar, trocar e valorizar nossas histórias. Cada sessão é uma semente de cultura plantada em sala de aula, fortalecendo identidades e construindo futuros“, afirmou.

A Opará Produtora reforça que produções de todos os lugares do país serão bem-vindas no projeto. Para outras informações, basta seguir a @oparaprodutora nas redes sociais.

Apoio

Este projeto foi contemplado nos Editais da Lei Paulo Gustavo (LPG) Bahia e tem apoio financeiro do Governo da Bahia, através da Secretaria de Cultura via LPG, direcionada pelo Ministério da Cultura do Governo Federal. A LPG/Bahia foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando a cumprir a Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. São frequentas as notícias sobre tombamento de caminhão com frutas, principalmente as mangas, imagino que seja por dois motivos:Carregamento incorreto…