No último sábado (9), a Associação das Mulheres Lavradoras Unidas do Povoado Lagoa da Baixa, Zona Rural de Cansanção (Norte da Bahia), recebeu mais uma agroindústria familiar entregue pelo governo estadual. Desta vez, trata-se de uma unidade de beneficiamento de mandioca totalmente equipada com chapa, fogão, forno, batedeira, liquidificador, entre outros utensílios e equipamentos industriais no povoado de Lagoa da Baixa, município de Cansanção, no Território de Identidade Sisal.
No local, uma equipe formada por nove mulheres e um jovem da comunidade já está produzindo bolos e beijus, que vêm sendo comercializados para escolas da rede pública e para os próprios moradores da região. Em breve, a produção será ampliada com biscoitos, pães, pizzas e broas, resultado de uma capacitação realizada na unidade por meio de uma parceria entre a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e o Sebrae.
A implantação da agroindústria foi realizada pela CAR, empresa pública vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR). A iniciativa beneficia não apenas as associadas, mas também cerca de 30 famílias da comunidade, que comercializam produtos como aipim, leite, ovos e fécula de mandioca.
O diretor-geral da CAR, Alexandre Simões, destacou que a associação, liderada por mulheres, já atua com produção e venda de alimentos, resultado do engajamento e da mobilização da comunidade. “Tudo isso representa mais renda e desenvolvimento para a população local e para o território. É assim que o Governo da Bahia cria condições para que alimentos saudáveis cheguem à mesa de baianos e baianas“, afirmou.


