HU-Univasf fortalece ações ambientais com coletores de pilhas e baterias

por Carlos Britto // 09 de agosto de 2025 às 13:44

Fotoarte: Unidade de Comunicação Social/HU Univasf

O Hospital Universitário (HU) e a Policlínica da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)/EBSERH já contam, desde a segunda quinzena de julho, com lixeiras específicas para o descarte correto de pilhas e baterias. A iniciativa integra o Programa de Pesquisa ‘Sementes do Amanhã’, desenvolvido no próprio HU e na Univasf, em alinhamento com o Projeto Hospitais Saudáveis (PHS) – movimento nacional que promove a sustentabilidade ambiental e a saúde pública em instituições de todo o país.

Ao todo, foram disponibilizadas nove lixeiras para a coleta adequada desses resíduos, sendo oito instaladas no HU-Univasf e uma na Policlínica. A ação busca gerar impactos positivos em diversas frentes, especialmente nas áreas ambiental, social e de saúde pública.

O descarte inadequado representa uma séria ameaça ao meio ambiente e à saúde humana, devido à presença de metais pesados tóxicos como mercúrio, chumbo, cádmio e níquel. Quando jogados no lixo comum, esses materiais podem vazar e contaminar o solo, a água, incluindo os lençóis freáticos e, consequentemente, a cadeia alimentar“, explicou o chefe do Setor de Hotelaria Hospitalar (STHH), Marcos Antunes Galdino.

O STHH é o setor responsável pela coleta, tratamento e destinação final dos Resíduos de Serviços de Saúde (RSS). Também atua diretamente na operacionalização e supervisão da correta segregação, acondicionamento, transporte interno e externo, e descarte final de todos os resíduos gerados no hospital, incluindo pilhas e baterias.

Política ambiental

O Sementes do Amanhã é fruto da colaboração entre pesquisadores e discentes da Univasf, além de técnicos do próprio HU. Organizado como um grupo de pesquisa multidisciplinar, busca desenvolver e implementar ações e projetos voltados a práticas ESG (Environmental, Social, and Governance) no ambiente hospitalar. A iniciativa integra o Edital Integra da Gerência de Ensino e Pesquisa-GEP do HU-Univasf, com uma área de atuação que abrange desde a administração até a sustentabilidade institucional.

O HU-Univasf é pioneiro no Sertão pernambucano ao integrar essa rede de cooperação, participando ativamente dos desafios ‘Compras Sustentáveis’ e ‘Resíduos de Serviços de Saúde’. Segundo Marcos Antunes, a implantação dos coletores de pilhas e baterias está diretamente alinhada à adesão do HU ao Projeto Hospitais Saudáveis. A Estratégia 2024-2028 busca atingir 24 objetivos estratégicos. Entre eles, destaca-se o de “promover sustentabilidade ambiental e responsabilidade social em Rede”, que compõe o pilar Responsabilidade Ambiental, Social e Governança da estratégia.

HU-Univasf fortalece ações ambientais com coletores de pilhas e baterias

  1. Duda Rodrigues disse:

    Parabéns pela iniciativa! Sua dedicação e compromisso com o serviço público são inspiradores. É pessoas como você que fazem a diferença e contribuem para o bem-estar da comunidade. Continue com esse trabalho incrível!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. São frequentas as notícias sobre tombamento de caminhão com frutas, principalmente as mangas, imagino que seja por dois motivos:Carregamento incorreto…