O governo federal vai comprar alimentos que seriam exportados aos Estados Unidos (EUA) para apoiar produtores brasileiros. A ideia é distribuir na rede de assistência social para alimentar a população. Foi o que afirmou o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dais, durante o programa Bom Dia, Ministro desta quinta-feira (7), transmitido pelo Canal Gov, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
“Do ponto de vista das medidas, ainda ontem participei de uma agenda, porque isso mexe com o social. Frutas, alimentos perecíveis, peixes, por exemplo, o açaí, ou seja, aquilo que a gente exporta, nós estamos criando, agora, uma proteção. O nosso ministério com o MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar), com a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), com o Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária), nós vamos comprar o alimento que ia pra exportação”, explicou.
“E vamos utilizar na rede, por exemplo, de alimentação escolar. O nosso ministério tem 34 mil unidades de acolhimento, onde cuida de crianças, idosos, pessoas com deficiência, as Apaes. E ali a gente vai trabalhar a nossa rede. A ordem do presidente (Lula) é proteger nossos produtores, especialmente os pequenos, especialmente nessa área de alimento”, completou o ministro. Na quarta-feira (6) entraram em vigor as tarifas de 50% impostas sobre parte das exportações brasileiras para os EUA. A medida atinge 35% dos produtos exportados aos norte-americanos.
O ministro não deu detalhes de como vai funcionar este apoio, que deve ser anunciado em breve. Segundo Wellington Dias, em outra frente, o governo federal vai buscar outros mercados para escoar os produtos. Para Wellington Dias, o Brasil está tomando providências por meio do diálogo e diplomacia. “De um lado da negociação, o vice-presidente (e ministro) Geraldo Alckmin, colocado pelo presidente na linha de frente com o ministro (da Fazenda, Fernando) Haddad, e do outro a diplomacia brasileira. O Brasil sempre foi um país, ainda mais com o presidente Lula, de paz, diálogo, e é isso que a gente quer prosseguir. Mas, é claro, defender a soberania, defendendo aqui a pátria, defendendo o interesse do povo brasileiro”, explicou.



Enquanto alguns trabalham para causar danos, outros buscam soluções criativas que beneficiam a todos, especialmente os produtores e as pessoas assistidas por programas sociais. Isso é exercer com grandeza as funções públicas que lhes foram confiadas. Parabéns Ministro, Parabéns ao Presidente Lula e, com especial menção ao vice Geraldo Alckmin, que, sem alarde e muita competência tem comandado a equipe responsável por encontrar saídas para esse tarifaço encomendado pelos traidores.
PARABENIZO O PRESIDENTE LULA, NOSSO VICE GERALDO ALCKMIN E O QUERIDO MINISTRO WELLINGTON DIAS, POR ESTAS AÇÕES, EM BENEFÍCIO DOS BRASILEIROS CARENTES, DEPOIS DAS LOUCAS AÇÕES DO PRESIDENTE DOS ESTADOS UNIDOS, EM TAXAR AS NOSSAS EXPORTAÇÕES EM 50%, PARA AQUELE PAÍS.
Marreco só na bate-bucha.