O Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) divulgou ontem (5) um novo Índice de Compromisso com a Alfabetização (ICA) realizado entre 2023 e 2024 nos 184 municípios pernambucanos. O estudo mostra que a média geral subiu de 5,2 para 7,9 no período.
O índice varia de zero a 10 e tem como foco a alfabetização de crianças de 6 e 7 anos, matriculadas no 1º e 2º anos do ensino fundamental. A edição 2024 do ICA/TCE-PE avaliou sete eixos, incluindo dois novos: Valorização de Professores e Busca Ativa de Alunos. Esses se somam aos cinco eixos já analisados na edição anterior: Legislação, Colaboração, Formação, Material e Monitoramento.
Os maiores avanços foram registrados nos eixos Formação, Material e Monitoramento, com influência da adesão dos municípios à plataforma do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA).
Petrolina
Terceiro maior município do Estado, Petrolina obteve a excelente nota 9,97. A Capital do São Francisco está entre os 33 dos 184 municípios pernambucanos que atingiram entre 9 e 10 em relação ao ano passado. Em 2023, apenas três municípios alcançaram essa média. Todos os detalhes do levamento do TCE-PE podem ser acessados no link.


