Na última segunda-feira (4), a Secretaria de Saude de Abaré (Norte da Bahia) inaugurou o Centro Especializado em Reabilitação (CER) II. O espaço é destinado ao diagnóstico e acompanhamento de crianças com transtornos do neurodesenvolvimento, como TEA (Transtorno do Espectro Autista), além de deficiências físicas e intelectuais.
Coordenado por Suzete Soares, o CER II é o primeiro centro desse tipo no Núcleo Paulo Afonso e conta com equipe multiprofissional composta por neuropsiquiatra, psicólogos, fonoaudióloga, fisioterapeuta e terapeuta educacional.
Com cerca de 200 crianças cadastradas, o centro realiza diagnósticos individualizados e elabora planos terapêuticos que envolvem também as famílias dos pacientes. O atendimento é gratuito e financiado com recursos próprios da Prefeitura, evitando que os usuários precisem buscar tratamento em outras cidades.
Funcionando com recursos próprios da prefeitura, o CER II também representa economia para os pais, que antes precisavam buscar apoio fora do município. A prefeitura planeja ampliar os serviços com apoio dos governos estadual e federal.


