A Assembleia Legislativa (Alepe) entregou na noite de ontem (5) o título de Cidadão Pernambucano ao enólogo, empresário e ex-prefeito de Lagoa Grande, Jorge Roberto Garziera. A homenagem reconhece a contribuição dele para o crescimento e o desenvolvimento do Vale de São Francisco, no Interior de Pernambuco. A região é um polo produtor de uvas, vinhos, espumantes, frisantes, entre outros produtos.
A concessão da honraria foi solicitada pelo deputado Jarbas Filho (MDB), que saudou a importante atuação do enólogo e administrador de empresas para o sertão pernambucano: “É com honra e emoção que presto uma merecida homenagem a um homem que não nasceu em Pernambuco, mas escolheu esse estado como sua terra. E que adotou nosso povo como seu, dedicando a vida ao desenvolvimento do nosso querido Vale de São Francisco”.
A reunião foi presidida pelo deputado Doriel Barros (PT).
Biografia
Nascido em Garibaldi, no Rio Grande do Sul, Jorge Garziera se estabeleceu na região do São Francisco na década de 1970. Desde então, realizou uma série de empreendimentos no ramo da produção de uvas e vinhos nos municípios de Santa Maria da Boa Vista, Lagoa Grande e Petrolina.
Entre 1997 e 2004, o empresário foi prefeito de Lagoa Grande por dois mandatos. Sua atuação política consolidou a cidade como a segunda maior região produtora do estado, sendo hoje considerada a ‘Capital da Uva e do Vinho do Nordeste’. Ele implementou ainda outros projetos que incentivaram a economia local, sendo o principal deles a criação do Polo Vitivinícola do Vale do São Francisco.
“Pernambuco me acolheu como um filho e eu sou eternamente grato. Aqui me realizei como homem, como cidadão e como pai. Aqui plantei minhas raízes e vejo com alegrias as raízes de tantos outros se fincando com força nessas terras férteis de sonhos”, emocionou-se.


