Coluna da Folha: Fraude derruba Vereadora

por Carlos Britto // 06 de agosto de 2025 às 07:00

Foto: reprodução/Instagram

A vereadora Juliana Tenório (Solidariedade), de Serra Talhada, Sertão do Pajeú, perdeu o mandato por decisão unânime do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), que cassou todos os registros de candidatura e diplomas do Solidariedade no município. A cidade não fala em outra coisa. A Corte reconheceu fraude à cota de gênero nas eleições de 2024, ao identificar duas candidaturas fictícias no partido. Com a decisão, Juliana, além de perder o mandato, ficará inelegível pelos próximos oito anos.

As candidaturas de Jéssica Bianca e Silva e Ana Michele de Barros Silva foram apontadas como fictícias, já que não realizaram atos efetivos de campanha, simularam despesas e tinham vínculos de subordinação à vereadora eleita. A relatora do caso, desembargadora Karina Amorim, destacou que a fraude comprometeu toda a chapa proporcional, resultando na anulação de todos os votos recebidos pelo partido. Waldir Tenório Junior, presidente municipal da legenda, também foi declarado inelegível.

Apesar de ainda caber recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a decisão do TRE-PE terá execução imediata, com recontagem de votos e redistribuição das vagas no Legislativo. A Corte deixou claro que uma eventual intervenção do TSE não suspende os efeitos da cassação.

Rede Feminina

Buíque, no Agreste de Pernambuco, recebeu nesta terça (5) a etapa do projeto “Meninas e Mulheres no Sertão”, promovido pelo TJPE e CNJ, como parte da Pré-Jornada Lei Maria da Penha. O prefeito Tulio Monteiro (Solidariedade) conduziu a comitiva em visitas a territórios tradicionais, como o Quilombo Mundo Novo e a Aldeia Kapinawá, destacando as ações do município na proteção às mulheres, como a Sala Lilás e a Rede de Mulheres.

Olho no Ensino

A prefeita de Catende, Dona Graça (PSDB), esteve no Engenho Santa Luzia, zona rural do município localizado na Mata Sul de Pernambuco, para vistoriar de perto as melhorias na Escola Vicente Alves. A unidade passou por uma reforma estrutural, ganhou parque infantil e avanços na merenda e oferta de ensino. Segundo Dona Graça, a visita foi uma forma de acompanhar o impacto direto da gestão na vida dos estudantes da zona rural, reforçando o compromisso com a educação básica no município.

Rompimento em Mirandiba

O cenário político de Mirandiba, no Sertão Central de Pernambuco, ganhou um novo capítulo com o rompimento do vice-prefeito Gilberto Alonso (União) e do ex-prefeito Bartolomeu Carvalho com o atual gestor Evaldo Bezerra (PSB). Nos bastidores, comenta-se que Bartolomeu desejava ser consultado sobre todas as decisões da gestão, enquanto Gilberto se ressentia da falta de aceno claro de Evaldo sobre uma possível sucessão. Em resposta, Evaldo Bezerra disse que seguirá focado em buscar obras e recursos para o município, afirmando que “não é hora de discutir política local, e sim de trabalhar por Mirandiba”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. São frequentas as notícias sobre tombamento de caminhão com frutas, principalmente as mangas, imagino que seja por dois motivos:Carregamento incorreto…