Foi encerrada no último sábado (2) em Sobradinho (Norte da Bahia) a 3ª edição do Festival Territorial da Pesca Artesanal e Aquicultura (PescadoFest), promovido pela Cooperativa de Produção e Comercialização dos Derivados de Peixe de Sobradinho (Coopes). O evento é um marco para o município, que possui forte influência econômica da piscicultura.
Com o tema ‘Valorizar culturas e vivências dos povos e territórios do Semiárido baiano’, o festival celebra o trabalho dos povos das águas que mantêm viva a tradição da pesca. Segundo a presidente da Coopes, Rosália Vieira, “nesta terceira edição, o festival vem ganhando reconhecimento regional e se tornou um espaço importante para o empoderamento das mulheres e valorização das piscicultoras”.
A abertura, na sexta (1º), contou com a presença de representantes da sociedade civil, dos governos municipais de Sobradinho, Juazeiro, Sento Sé e Glória, além do Governo do Estado e do Governo Federal, representado pela empresa pública Codevasf.
No primeiro dia, o evento ofereceu palestras, exposição e comercialização de produtos da agricultura familiar, derivados de peixe e artesanato, além de apresentações culturais e shows com bandas locais. Entre os temas abordados estão manejo e saúde dos peixes, políticas públicas para o setor, preservação do Rio São Francisco, sustentabilidade e o papel dos municípios na regularização da aquicultura. O festival recebeu caravanas de pelo menos cinco municípios vizinhos: Sento Sé, Pilão Arcado, Casa Nova, Curaçá e Remanso.
Apoio
A Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), parceira das três edições do festival, investiu na melhoria da infraestrutura da unidade de beneficiamento de peixe da Coopes, incluindo a implantação da Fábrica de Farinha e Óleo (FFO). “Os investimentos na fábrica vão fortalecer o trabalho da Coopes e gerar emprego e renda para o município”, afirma Sergio Amim, técnico da CAR. O evento contou com apoio do Governo da Bahia, por meio de diversas secretarias, prefeituras de Sobradinho e Juazeiro, Inema, Embasa e Irpaa.


