Estudante de Rajada representará Petrolina na final do Concurso ‘Ler Bem 2025’

por Carlos Britto // 02 de agosto de 2025 às 21:53

Foto: Amanda Rodrigues/Ascom PMP/SEDUCE

Com apenas 9 anos, a pequena petrolinense Ana Júlia Santos é uma das finalistas da 15ª edição do Concurso ‘Ler Bem’. A estudante do 4º ano da Escola Municipal Estevão Rodrigues Coelho, localizada no distrito de Rajada (Zona Rural de Petrolina), participou de forma remota da penúltima etapa da competição na sexta-feira (1), ao lado de outros 18 estudantes, e foi uma das três finalistas da etapa regional, seguindo para disputar a grande final estadual.

Durante a seletiva, a estudante realizou a leitura de trechos do livro “O Pequeno Príncipe”, e se destacou por sua desenvoltura e interpretação, atendendo a espontaneidade, entonação e uso adequado das pausas indicadas pela pontuação, critérios de avaliação do concurso. Cada estudante faz a leitura de uma obra escolhida através de sorteio. Apaixonada pela Língua Portuguesa, sua disciplina favorita, Ana Júlia demonstrou leveza e criatividade na leitura, revelando seu gosto por textos lúdicos e animados, como as histórias da Turma da Mônica.

O ‘Ler Bem’ é uma iniciativa da Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores (ASPA), que promove a leitura entre estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental I das escolas de Pernambuco, em parceria com as redes municipais de ensino. Em Petrolina, o projeto conta com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (SEDUCE).

Recentemente, o município ganhou destaque estadual ao atingir o maior índice de alfabetização entre as cidades com mais de 100 mil habitantes em Pernambuco, e essa também é uma conquista que tem se refletido no desempenho de estudantes como Ana Júlia. A final do concurso será realizada no dia 8 de outubro. Os três primeiros colocados receberão um notebook e um fim de semana em Porto de Galinhas como premiação.

Estudante de Rajada representará Petrolina na final do Concurso ‘Ler Bem 2025’

  1. Raimundo Elio Pereira disse:

    Blog Carlos Brito eu que vivo bons momentos com Ana Júlia e me orgulho muito em fazer parte de sua família sendo seu avô tenho todo orgulho de vivenciar esses momentos maravilhosos . Obrigado Ana Júlia sempre assim vá em frente que Deus ilumine sempre sua vida .

  2. Maria Josecleide de Lima Rodrigues disse:

    Ana Júlia é uma grande benção!
    Além de ser uma super leitora é uma garota carismática, meiga, carinhosa, dedicada, atenciosa, cativante.
    É uma filha obediente e apaixonada por sua família.
    Este resultado é fruto de tudo citado acima, mas abro aspas para falar da sua ” mãe ” e da importância do acompanhamento da família. Elane Cristina (mãe de Ana Júlia) acompanhou tudo criteriosamente. Ela é capaz de responder qualquer coisa sobre o a obra do autor francês Antoine de Saint Exupéry: O Pequeno Príncipe – Com Aquarelas Originais do autor.
    Rajada se enche de orgulho!
    Petrolina está excentemente muito bem representada por nossa pequena gigante ANA JÚLIA.

  3. Heitor Nogueira disse:

    Parabéns prima você conseguiu estou em São Paulo comemorando que Deus te dê mais sabedoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. São frequentas as notícias sobre tombamento de caminhão com frutas, principalmente as mangas, imagino que seja por dois motivos:Carregamento incorreto…