A Associação dos Servidores de Vigilância Sanitária de Pernambuco (Avisape), que representa os profissionais ligados à Apevisa, anunciou oficialmente uma paralisação das atividades entre os dias 4 e 8 de agosto em todo o Estado. A medida foi aprovada por unanimidade em assembleia realizada no último dia 26 de junho, como forma de pressionar o governo estadual a regulamentar e conceder a Gratificação de Fiscalização, que já está prevista em lei desde 2006, mas ainda não foi implementada.
Esses servidores têm papel fundamental na proteção da saúde coletiva, atuando na fiscalização de alimentos, medicamentos, cosméticos, saneantes e na segurança de serviços de saúde públicos e privados. A paralisação, no entanto, não afetará completamente os serviços essenciais: está previsto que ao menos 30% do efetivo permaneça em operação durante os cinco dias, garantindo atendimentos que não podem ser interrompidos.
Em nota, a Avisape ressaltou que, apesar das reiteradas solicitações formais e tentativas de diálogo institucional com os gestores estaduais, até o momento “não houve qualquer resposta que indique compromisso do governo com a valorização desta pauta legal, legítima e orçamentariamente viável.” (Fonte: PE Notícias)


