A reunião plenária da próxima segunda-feira (4) marcará o retorno dos trabalhos legislativos na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), dando continuidade à terceira sessão ordinária da 20ª Legislatura. Após o período de recesso parlamentar, a Casa de Joaquim Nabuco retomará a discussão e votação de propostas. A pauta do segundo semestre inclui pedidos de empréstimo do governo do Estado e o orçamento estadual para 2026, entre outros temas.
“É compromisso da instituição permanecer mobilizada para analisar e votar projetos elaborados nos gabinetes e aqueles enviados pelos demais poderes e órgãos públicos, cabendo às comissões promover os debates necessários para sanar dúvidas e emitir pareceres bem fundamentados”, explica o presidente da Assembleia, deputado Álvaro Porto (PSDB).
“Além de legislar, a prerrogativa de fiscalizar permanece na ordem do dia. A Casa seguirá ampliando a autonomia que conquistou nos últimos dois anos por meio do comprometimento dos deputados e deputadas em criar um Legislativo forte e independente”, prossegue. Porto destacou, ainda, a expansão de programas sociais como as ações de saúde do ‘Alepe Cuida’, as qualificações gratuitas da Escola do Legislativo (Elepe) e a restauração do Museu Palácio Joaquim Nabuco.


