Produtores do VSF enfrentam desafio após tarifa dos EUA prejudicar exportação de manga

por Carlos Britto // 31 de julho de 2025 às 13:30

Foto: divulgação

Jailson Lyra, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais do Vale do São Francisco, afirmou que o “tarifaço” anunciado pelos Estados Unidos ameaça inviabilizar a exportação da manga tipo Tommy, cultivada sob sistema hidro‑técnico e tradicionalmente enviada para a janela americana.

Segundo ele, os produtores não têm alternativa viável: “A Europa não aceita esse tipo de fruta e o mercado interno não comporta esse volume; qualquer excesso derruba o preço, que às vezes fica abaixo do custo de produção.”

Com a nova tarifa de 50%, prevista para entrar em vigor na próxima sexta-feira (1º/08), a expectativa é que as exportações de manga e uva do Vale caiam até 70%, o que deslocaria entre 36 mil e 50 mil toneladas de frutas para mercados menos preparados, gerando superoferta e queda nos preços internos.

Os produtores terão que mandar essa manga para outros mercados. Mas, se nada for resolvido até setembro, a sobrecarga de frutas maduras sem escoamento pode gerar grave prejuízo”, alertou Jailson Lyra. Ele também lembrou que, além da questão dos preços, a situação pode preocupar os produtores com a proliferação de pragas: “o grande volume de frutas maduras na área de produção pode trazer a preocupação com investimento em com tratos fitossanitários para que esta fruta que cai não seja um meio de proliferação da mosca da fruta,” completou.

Lyra concluiu destacando que os produtores já viveram cenários em que excesso de oferta resultou em preços que não remuneravam os custos de produção, especialmente quando volumes inesperados foram direcionados ao mercado interno ou à Europa: “Quando direciona-se um volume não esperado, o mercado corta o preço, e já vimos isso acontecer com a manga no Vale.

A situação reforça a necessidade urgente de negociação entre Brasil e EUA, apoio oficial aos produtores e definição de estratégias de curto prazo, sob risco de perda significativa de renda e desorganização da cadeia produtiva na principal região exportadora de frutas do país.

Produtores do VSF enfrentam desafio após tarifa dos EUA prejudicar exportação de manga

  1. Antônio Marreco disse:

    É o preço que se paga de ter elementos brasileiros trabalhando contra o Brasil. As ações praticadas por tais sujeitos atingem os produtores, trabalhadores e todos brasileiros. São ações mesquinhas e antipatrioticas.

  2. O povo tá de olho disse:

    Até o momento o governo brasileiro não conversou com o governo americano, e, para início de conversa Câmara e Senado precisam pautar a ANISTIA aos presos pela farsa do GOLPE, bastam.pautarem, sem isso não tem conversa, é o que ouço falar, logo o problema não é de quem está lá fora, o problema é de quem está aqui dentro, falando em DEMOCRACIA e escravizando o POVO. O BRASILEIRO só pensa em SAMBA e Cachaca já o disse o PAPA FRANCISCO, logo, os Estados Unidos que não querem se contaminar com os ditos da boca pra fora de SOCIALISTAS, tem quem tomar as providências para que o Brasil não vire uma VENEZUELA

  3. Não tem que soltar ninguém. Queriam tomar um governo legítimo. Agora o que se diz patriota está lá trabalhando contra o Brasil. Tem é que castigar todos. Invadiram Brasília porque pensavam que ficariam impunes.

  4. Defensor da liberdade disse:

    Não existe farsa de golpe, existe um criminoso de abuso sexual querendo ajudar outro criminoso confesso destruindo décadas de boas relações entre Estados Unidos e Brasil. Por que Trump não vai lá na Arábia Saudita aplicar lei magnitsky no príncipe saudita, não foi ele que anos atrás mandou executar um jornalista detrator do governo dentro de um barril com ácido? Isso lá é coisa de governante democrático?

  5. Esquerda Pior Que Lixo disse:

    A melhor saída é torna o petismo crime, esquerda é coisa de nazista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. São frequentas as notícias sobre tombamento de caminhão com frutas, principalmente as mangas, imagino que seja por dois motivos:Carregamento incorreto…