Lagoa Grande realiza 8ª Conferência Municipal de Saúde e discute desafios para um SUS mais forte e humanizado

por Carlos Britto // 31 de julho de 2025 às 11:38

Com o tema “Cuidar da Saúde da Nossa Gente: Desafios e Compromissos para um SUS Forte e Humanizado”, a 8ª Conferência Municipal de Saúde de Lagoa Grande (PE) foi realizada nesta quarta-feira (30), no Centro de Treinamento e Aprendizagem (CTA). O encontro reuniu usuários do SUS, profissionais da saúde, gestores públicos e representantes da sociedade civil para discutir propostas que irão compor o Plano Municipal de Saúde para os próximos quatro anos da gestão da prefeita Catharina Garziera. A palestra principal foi conduzida por Michele Rabêlo, da 8ª Gerência Regional de Saúde, e o debate se concentrou em quatro eixos: acesso, equidade e qualidade à saúde; valorização dos trabalhadores do SUS; gestão e participação social; e vigilância em saúde com foco no enfrentamento de emergências sanitárias.

Durante a abertura, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Francisco Nailton, defendeu a importância do diálogo entre poder público e comunidade como peça central para o fortalecimento do SUS no município. “Vamos pensar uma saúde pública humanizada e com foco no cuidado. E são as conferências que fazem esse chamamento à sociedade, para que todos opinem para o melhoramento do SUS em nossa cidade. Ficamos felizes nesta edição, pois foram mais de 200 inscritos, uma prova de que as pessoas atenderam esse chamado”, disse.

A secretária municipal de Saúde, Ana Araújo, reforçou o caráter coletivo do plano que será elaborado com base nas propostas apresentadas. “Essa participação popular, dos usuários, dos trabalhadores da saúde, dos conselhos, da gestão, faz com que esse plano seja um plano coletivo, seja um plano de todos, porque saúde não se faz de forma isolada”, afirmou. Ela também destacou a parceria com o Conselho Municipal como forma de garantir transparência e responsabilidade nas ações da gestão.

Representando o governo municipal, o ex-prefeito e atual secretário de Governo, Jorge Garziera, falou sobre a relação entre desenvolvimento e saúde pública. “Quem tem emprego, salário, tem saúde. Nós estamos buscando isso também para a nossa cidade. Temos um time competente. No governo, sempre com muito amor, vamos cuidar pra fazer uma Lagoa Grande de fato melhor pra todos”, declarou.

A prefeita Catharina Garziera reafirmou o compromisso com a escuta social e anunciou a conquista de uma base do SAMU para Lagoa Grande. “Essa é uma discussão que representa o avanço de todos. Cada ideia aprovada aqui será compartilhada e ouvida com seriedade e o compromisso que realmente merece”, concluiu.

A conferência contou ainda com a presença do presidente da Câmara Municipal, vereador José Estevo (Mantena); do promotor de Justiça Filipe Regueira de Oliveira; do representante da 8ª Geres, Avelar Santos; do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, José Ivo; da presidente do Sindicato dos Servidores Públicos, Cleidimar Santos; além do vice-prefeito Olavo Marques, lideranças comunitárias dos distritos de Jutaí e Vermelhos, representantes de conselhos municipais, movimentos sociais, servidores da gestão e a ex-prefeita Rose Garziera. As propostas aprovadas devem orientar a execução das políticas públicas de saúde no município nos próximos anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. São frequentas as notícias sobre tombamento de caminhão com frutas, principalmente as mangas, imagino que seja por dois motivos:Carregamento incorreto…