O Governo Federal anunciou nesta semana um investimento de R$ 6 bilhões para fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o país, por meio da nova etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC Seleções 2). Desse montante, Pernambuco será contemplado com R$ 329,9 milhões, destinados à ampliação e modernização da rede pública de saúde no estado.
Com os recursos, Pernambuco receberá 1.113 novos itens entre obras, equipamentos e veículos. Estão previstas a construção de 60 novas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), além da entrega de 607 combos de equipamentos para estruturar os serviços de atenção primária, incluindo 349 kits específicos para a realização de teleconsultas. O estado também será beneficiado com 18 unidades odontológicas móveis, reforçando o atendimento em áreas remotas e de difícil acesso.
O investimento faz parte do programa Agora Tem Especialistas, que segundo o governo, busca reduzir o tempo de espera por consultas, exames e cirurgias, qualificando o atendimento nas UBSs e aliviando a demanda sobre os serviços especializados. A iniciativa visa estruturar melhor o SUS e ampliar o acesso à saúde em todo o Brasil.


