A população pernambucana agora conta com um novo canal digital para registrar denúncias de forma sigilosa e eficiente. Lançada nesta terça-feira (22) pela Secretaria de Defesa Social (SDS), a plataforma “Denúncia Interativa” permite que qualquer pessoa envie informações sobre crimes e irregularidades sem precisar se identificar. O sistema está disponível no site www.denunciainterativa.sds.pe.gov.br e oferece dois modos de registro: por áudio e por formulário.
Um dos principais diferenciais da nova ferramenta é o uso de inteligência artificial para transcrição de áudios, triagem de relatos e identificação de possíveis trotes. A plataforma também aceita anexos, como fotos, vídeos e a localização precisa dos fatos denunciados. Na modalidade de áudio, a assistente virtual “Vivi” guia o cidadão durante o processo, transcreve automaticamente a fala e solicita a confirmação do conteúdo antes do envio. Já no formulário escrito, o usuário preenche campos como tipo de crime, local, data e relato do ocorrido, sendo possível incluir também informações opcionais sobre veículos, objetos e pessoas envolvidas.
Segundo o ouvidor da SDS, Diego Pernambuco, a iniciativa reforça o papel da sociedade na segurança pública. “É mais uma importante ferramenta para prevenir, apurar e reprimir crimes e contravenções penais, por meio da participação cidadã. Ou seja, é a população atuando como colaboradora das nossas forças policiais”, destacou.
De acordo com o governo estadual, a versão definitiva do sistema será lançada até setembro. Enquanto isso, a população também pode continuar usando os canais tradicionais da Ouvidoria da SDS para registrar denúncias: e-mail (ouvidoria@sds.pe.gov.br), telefone (0800 081 5001), WhatsApp ((81) 99488-3455) e o Disque Denúncia 181.


