MPPE firma acordo para garantir segurança durante a Missa do Vaqueiro 2025, em Serrita

por Carlos Britto // 17 de julho de 2025 às 19:50

Teve início nesta quinta-feira (17), em Serrita (PE), a 55ª edição da Missa do Vaqueiro, evento tradicional que deve atrair até 400 mil pessoas até o próximo domingo (20). Para garantir a segurança do público durante os dias de festa, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a Prefeitura de Serrita, a Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) e o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBM-PE).

O acordo estabelece medidas preventivas e operacionais para assegurar o bom andamento da festividade, com reforço no efetivo policial, controle rigoroso de acesso ao Parque Estadual João Câncio e estrutura de atendimento à saúde. A Prefeitura se comprometeu a articular com o Governo do Estado o envio de 650 diárias ou permutas para aumentar o efetivo do 8º Batalhão da PM, responsável pelo policiamento no local.

Entre as exigências, estão a instalação de detectores de metal, revistas na entrada, restrição de objetos que representem risco, como garrafas de vidro e armas brancas, além da concentração dos paredões sonoros dentro do parque, evitando aglomerações externas. A gestão também deve disponibilizar um posto médico com profissional de saúde em tempo integral, ambulância de plantão e presença de bombeiros civis em áreas como o camarote.

Já o Corpo de Bombeiros deverá avaliar o projeto de prevenção contra incêndio e pânico, podendo exigir ajustes na sinalização, nas rotas de fuga, na iluminação e nos equipamentos de combate a incêndio. Todas as exigências deverão ser atendidas integralmente pelos organizadores.

Segundo o promotor de Justiça Leon Klinsman Farias Ferreira, a formalização do TAC busca estimular o planejamento antecipado das próximas edições da Missa do Vaqueiro, que passará a ser iniciado no mês de fevereiro de cada ano, garantindo assim mais tempo para organização e execução das medidas de segurança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. São frequentas as notícias sobre tombamento de caminhão com frutas, principalmente as mangas, imagino que seja por dois motivos:Carregamento incorreto…