A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização de Pernambuco (SEAP/PE) deu início, nesta terça-feira (15), à 1ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Sistema Prisional. A ação segue até a próxima sexta-feira (18) e faz parte de uma iniciativa nacional da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen) e do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), envolvendo 54 unidades prisionais em todo o país.
Em Pernambuco, a programação começou pela Penitenciária Juiz Plácido de Souza (PJPS), em Caruaru, com sessões voltadas para 30 detentos nesta terça (15) e quarta-feira (16). Na quinta (17) e sexta (18), a Mostra continua na Colônia Penal Feminina de Abreu e Lima (CPFAL), com a participação de 20 internas, em sessões pela manhã e tarde. Entre os curtas exibidos estão Confluências, Big Bang e Hábito.
A Mostra faz parte da 14ª edição da Mostra Cinema e Direitos Humanos, cujo tema deste ano é “Viver com Dignidade é um Direito Humano”, e integra o Plano Pena Justa. A proposta é usar o cinema como ferramenta de reintegração social, promovendo acesso à cultura, à educação e ao diálogo dentro das unidades prisionais.
Além de estimular reflexões sobre cidadania e direitos humanos, a iniciativa também oferece às pessoas privadas de liberdade a possibilidade de remição de pena, a partir da participação voluntária nas sessões


