Projeto de estação meteorológica leva alunas do Plenus à feira científica

por Carlos Britto // 15 de julho de 2025 às 18:30

Foto: Divulgação

Duas estudantes do Colégio Plenus, localizado em Petrolina, desenvolveram uma estação meteorológica de baixo custo voltada para pequenos agricultores do Sertão nordestino. O projeto, assinado por Manuela da Costa e Beatriz Cordeiro, sob orientação do professor Marcos José, foi apresentado na SBPC Jovem, durante a 77ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), considerada a maior feira de ciências da América Latina, realizada entre os dias 13 e 19 de julho de 2025.

Segundo a instituição escolar, o objetivo de democratizar o acesso a dados meteorológicos, a iniciativa busca atender famílias agricultoras que enfrentam dificuldades para obter informações precisas sobre o clima, fator essencial para o planejamento de cultivos, manejo da água e redução de perdas na produção.

A estação, construída com materiais reciclados, conta com sensores de umidade, temperatura, pressão e velocidade do vento, fornecendo dados essenciais para a tomada de decisões na agricultura em áreas com longos períodos de estiagem.

O projeto surgiu em uma aula de robótica no Colégio Plenus e foi transformado em pesquisa científica pelas estudantes. A iniciativa contou com o apoio de instituições como o CODEFAS, de Juazeiro (BA), e a Universidade de Pernambuco (UPE), que contribuíram para o aprimoramento técnico e validação do protótipo.

Uma das etapas mais importantes do desenvolvimento ocorreu na comunidade de São Paulo do Zaca, em Casa Nova (BA), onde as estudantes realizaram testes de campo junto a agricultores locais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. São frequentas as notícias sobre tombamento de caminhão com frutas, principalmente as mangas, imagino que seja por dois motivos:Carregamento incorreto…