Pacientes denunciam abandono na casa de apoio do TFD; SESAU responde

por Carlos Britto // 15 de julho de 2025 às 12:30

Em pleno mês do aniversário de Juazeiro, a estrutura da Casa de Apoio da cidade em Salvador tem gerado revolta entre pacientes e acompanhantes do Tratamento Fora do Domicílio (TFD). Um comunitário que acompanha a mãe em tratamento denunciou as condições precárias do espaço mantido pela Prefeitura.

É inaceitável que pessoas em tratamento de saúde, como minha mãe, passem por isso. Hoje encontrei ventiladores com fios pendurados e presos por fita adesiva, mesas e bancos com ferrugem, partes quebradas, madeira podre, grades das camas do quarto masculino quebradas e colchões rasgados. Isso é um descaso total”, relatou.

Segundo ele, os problemas estruturais comprometem diretamente o bem-estar de quem já enfrenta desafios com a saúde. “Essa situação tem responsabilidade direta do prefeito , do vice-prefeito e da Câmara de Vereadores, representada pelo presidente conhecido como ‘Mitú do sindicato’”, completou o denunciante.

A redação encaminhou a demanda a Secretaria de Saude de Juazeiro (SESAU), que informou que a Casa de Apoio mantida pela gestão municipal em Salvador, destinada ao acolhimento de pacientes em Tratamento Fora de Domicílio (TFD), vem passando por constantes melhorias desde o início da atual administração.

Entre as ações já realizadas, destacam-se a aquisição de cadeiras de rodas (adulto e infantil), bebês conforto para recém-nascidos e crianças maiores de um ano, instalação de berçário, cobertura da área externa, pintura geral, ampliação do acesso à internet, instalação de ventiladores, renovação de enxoval e a substituição de parte da mobília, como colchões, cadeiras de banho e outros itens essenciais ao conforto dos usuários. A estrutura também foi reforçada com a entrega de uma van adaptada com acessibilidade e a instalação de uma cisterna, visando prevenir eventuais problemas de abastecimento de água.

A Sesau reforçou que as melhorias seguem em andamento e estão sendo entregues de forma contínua, reafirmando o compromisso da gestão municipal com um atendimento digno, seguro e humanizado para os usuários deste importante serviço. A Secretaria informa ainda que sua equipe técnica está acompanhando de perto todos os apontamentos recebidos, adotando as providências necessárias para a correção imediata de eventuais falhas e para o aprimoramento constante da Casa de Apoio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. São frequentas as notícias sobre tombamento de caminhão com frutas, principalmente as mangas, imagino que seja por dois motivos:Carregamento incorreto…