Em pleno mês do aniversário de Juazeiro, a estrutura da Casa de Apoio da cidade em Salvador tem gerado revolta entre pacientes e acompanhantes do Tratamento Fora do Domicílio (TFD). Um comunitário que acompanha a mãe em tratamento denunciou as condições precárias do espaço mantido pela Prefeitura.
“É inaceitável que pessoas em tratamento de saúde, como minha mãe, passem por isso. Hoje encontrei ventiladores com fios pendurados e presos por fita adesiva, mesas e bancos com ferrugem, partes quebradas, madeira podre, grades das camas do quarto masculino quebradas e colchões rasgados. Isso é um descaso total”, relatou.
Segundo ele, os problemas estruturais comprometem diretamente o bem-estar de quem já enfrenta desafios com a saúde. “Essa situação tem responsabilidade direta do prefeito , do vice-prefeito e da Câmara de Vereadores, representada pelo presidente conhecido como ‘Mitú do sindicato’”, completou o denunciante.
A redação encaminhou a demanda a Secretaria de Saude de Juazeiro (SESAU), que informou que a Casa de Apoio mantida pela gestão municipal em Salvador, destinada ao acolhimento de pacientes em Tratamento Fora de Domicílio (TFD), vem passando por constantes melhorias desde o início da atual administração.
Entre as ações já realizadas, destacam-se a aquisição de cadeiras de rodas (adulto e infantil), bebês conforto para recém-nascidos e crianças maiores de um ano, instalação de berçário, cobertura da área externa, pintura geral, ampliação do acesso à internet, instalação de ventiladores, renovação de enxoval e a substituição de parte da mobília, como colchões, cadeiras de banho e outros itens essenciais ao conforto dos usuários. A estrutura também foi reforçada com a entrega de uma van adaptada com acessibilidade e a instalação de uma cisterna, visando prevenir eventuais problemas de abastecimento de água.
A Sesau reforçou que as melhorias seguem em andamento e estão sendo entregues de forma contínua, reafirmando o compromisso da gestão municipal com um atendimento digno, seguro e humanizado para os usuários deste importante serviço. A Secretaria informa ainda que sua equipe técnica está acompanhando de perto todos os apontamentos recebidos, adotando as providências necessárias para a correção imediata de eventuais falhas e para o aprimoramento constante da Casa de Apoio.


