Cresce o interesse internacional pelos vinhos do Vale do São Francisco

por Carlos Britto // 15 de julho de 2025 às 13:30

Cresce o interesse internacional pelos vinhos do Vale do São Francisco, única região produtora de vinhos tropicais com Indicação Geográfica de Procedência no Brasil. Até o dia 31 de julho, duas expedições técnicas internacionais visitarão vinícolas da região com o objetivo de impulsionar o enoturismo e promover os principais produtos locais no mercado global.

Entre os dias 23 e 25 de julho, vinícolas, agroindústrias e restaurantes de Petrolina (PE), Lagoa Grande (PE) e Casa Nova (BA) receberão uma comitiva formada por cinco jornalistas estrangeiros especializados. A visita integra o Projeto Imagem Wines of Brazil, promovido pelo Instituto Consevitis-RS em parceria com a ApexBrasil. A ação busca fortalecer a presença de vinhos, espumantes e sucos de uva brasileiros no exterior e, em 2022, contribuiu para um recorde histórico nas exportações do setor, com US$ 13,6 milhões em vendas internacionais.

Logo depois, de 25 de julho a 1º de agosto, o Vale receberá parte do roteiro da Famtour Experience Brasil, promovido pela Embratur com o Sebrae Nacional e apoio dos governos de Pernambuco e Piauí. Voltado para agentes de viagens da França, um dos principais emissores de turistas ao Brasil, o tour começa no Parque Nacional da Serra da Capivara (PI) e termina no Vale do São Francisco, com visitas a vinícolas e experiências ligadas ao enoturismo e à enogastronomia. Segundo a Embratur, os franceses ocuparam o 6º lugar entre os estrangeiros que mais visitaram o Brasil em 2024, com mais de 208 mil turistas registrados.

De acordo com o Instituto do Vinho do Vale do São Francisco (VINHOVASF), as visitas internacionais representam uma fase de maturidade e renovação para o setor. “Vivemos um momento muito promissor, colhendo os frutos de anos de trabalho. Nossos associados têm elevado consistentemente o padrão de qualidade de seus vinhos, que agora passam a ter selo de Indicação Geográfica, e ampliado a oferta de experiências de enoturismo, mostrando ao mundo a singularidade do nosso terroir tropical. O VINHOVASF tem se dedicado a abrir caminhos para essa projeção, promovendo os vinhos da região em feiras, eventos e projetos estratégicos”, afirma Rodrigo Fabian, diretor executivo do instituto.

Fundado em 2003, o VINHOVASF atua no fortalecimento do setor vitivinícola no Submédio São Francisco, tendo papel essencial na conquista da Indicação de Procedência e na articulação de políticas públicas e incentivos. O instituto reúne vinícolas de Pernambuco e Bahia, como Adega Bianchetti Tedesco, Vinícola Terroir do São Francisco, Vinícola do Vale do São Francisco (Botticelli), Vitivinícola São Braz, Santa Maria (Rio Sol), Tropical Vitivinícola, Zanlorenzi Bebidas, Vinum Sancti Benedictus e Terranova (Grupo Miolo).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. São frequentas as notícias sobre tombamento de caminhão com frutas, principalmente as mangas, imagino que seja por dois motivos:Carregamento incorreto…