Com as eleições estaduais ainda distantes no horizonte, a prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado (PT), já movimentou o tabuleiro político local ao lançar, no último sábado (12), o nome de seu esposo, Breno Araújo (PSB), como pré-candidato a deputado estadual. O ato não foi um evento qualquer, mas uma clara sinalização de estratégia para as urnas de 2026.
A iniciativa ganhou contornos de lançamento oficial durante um evento capitaneado pelos irmãos Cosme e Damião Medeiros, figuras-chave na direção da Autarquia Educacional de Serra Talhada (AEST). A presença de servidores da autarquia e, principalmente, de diversos cargos de confiança da gestão Márcia Conrado, conferiu ao ato um peso político considerável, evidenciando o engajamento da máquina municipal na construção da pré-candidatura de Araújo.
Breno Araújo, em seu discurso adotou um tom messiânico, descrevendo o momento como um “sinal de Deus” e expressando otimismo para o desafio de angariar votos em todo o estado. “Esse não é um dia qualquer. Isso nos traz muitas reflexões, que nos faz pensar nas batalhas que temos de travar”, declarou Araújo.
A decisão de Márcia Conrado de alavancar a candidatura do esposo para a Assembleia Legislativa de Pernambuco Alepe tem diversas leituras. Primeiramente, reforça o projeto de continuidade e fortalecimento do grupo político da prefeita, buscando ampliar sua influência para além das fronteiras municipais.
A estratégia visa construir uma candidatura robusta, capaz de enfrentar os desafios de uma disputa por vaga na Alepe, que exige capilaridade e capacidade de mobilização. A prefeita Márcia Conrado, com essa tacada, mostra que está atenta à dinâmica sucessória e busca garantir espaço e representatividade para seu grupo político em todas as esferas apagando de vez a memória do seu ex-padrinho Luciano Duque (SD).
União histórica
Em Água Preta, na Zona da Mata Sul de Pernambuco, o deputado federal Lula da Fonte (PP) foi o elo que selou uma aliança até pouco tempo considerada improvável: os grupos do prefeito Miruca e do ex-adversário Tonhão agora caminham juntos, com apoio também do vereador Nel da Laje. A costura política, por Lula, representa mais que um acordo: simboliza um novo tempo para a cidade, que cansou de rivalidades estéreis e agora aposta na soma de forças em favor do desenvolvimento.
Desabafo
Com o nome em evidência para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa de Pernambuco em 2026, Viviane Facundes, secretária de Obras e Serviços Públicos e primeira-dama de Gravatá, cidade localizada no Agreste pernambucano, fez um desabafo durante a 5ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres, realizada nesta semana. , Viviane revelou ser vítima diária de violência psicológica no ambiente político. “Sou vítima de violência psicológica todos os dias”, declarou.



Que coisa linda vamos colocar os nossos no poder pois somos os melhores para nós dois e família. Um dia a jumentada do nordeste a prende que política não é herança que passa de marido para mulher e deles para os filhos.