Deputado Federal: O interminável Pedro Alcântara
O ex-deputado de Juazeiro, Bahia, Pedro Alcântara, atualmente ocupa o cargo de Diretor de Saúde Regional Norte. Nessa função, ele é responsável por coordenar e gerir as ações de saúde na região, que abrange 28 municípios, sendo 10 da área de Juazeiro, 9 de Senhor do Bonfim e 9 de Paulo Afonso. De quebra, indiretamente, entram ai 27 municípios pernambucanos que fazem parte da rede PEBA. Não existe alguém mais orgulhoso e feliz do trabalho que desempenha. E faz bem.
Mas Pedro Alcantara é como o título desse artigo: Interminável. Em uma conversa que tivemos ele admite que pode ser candidato a deputado federal. Mas não estamos falando de um ato impensado ou destemperado. É articulado. Ele sabe que o seu time político precisa de candidaturas que possam engrossar o time. Ele quer ganhar? Claro, todo mundo quer, mas ele também é um tarefeiro, um soldado que cumpre missões.
Foi assim, lá atrás quando se candidatou para pôr fim ao BA-VI, tão sem fim como ele, entre Misael Aguilhr e Joseph bandeira: “Eu sabia que eu não venceria, mas dei o primeiro passo para que aquilo acabasse. A vitória de Isaac Carvalho anos depois, nasceu da coragem desse ato” afirmou com o mesmo orgulho que vestia a camisa do seu glorioso Botafogo: “Que tirou do fundo do baú depois de vários anos”, me confessou sorrindo sua parceira de guerra, ex-vice-prefeita Gorete, que se uniu a mim na provocação.
Pedro Alcântara reitera que Juazeiro e toda a região Norte da Bahia precisam urgentemente recuperar força política e protagonismo. Ele evoca um tempo de “acordo de cavalheiros”, onde cada cidade tinha seu representante na Assembleia: “Por Juazeiro e Campo Alegre eu era o deputado, Antônio Honorato era o representante de Casa Nova, Jayro era o representante de Sento Sé e Rui Rosal representava Remanso. Toda a região era forte e a gente respeitava os territórios. Depois Rui tentou não respeitar mais e foi o único a perder a eleição”, contextualizou.
Diante do cenário atual, onde Juazeiro ainda não definiu um nome forte de seu grupo político para a disputa federal, Pedro Alcântara parece ter “vestido a armadura” novamente. O “velho combatente” se mostra animado e prontíssimo para o embate, reafirmando sua disposição em lutar pelos interesses da cidade e da região.


