Carreta da Mulher Pernambucana chega a Petrolina com atendimentos gratuitos de saúde para mulheres

por Carlos Britto // 13 de julho de 2025 às 16:00

A Carreta da Mulher Pernambucana chega a Petrolina nesta semana, oferecendo atendimentos gratuitos voltados à saúde da mulher. A unidade móvel estará na Praça Dom Malan, no Centro da cidade, entre os dias 14 e 19 de julho. A iniciativa, que já realizou mais de 5.246 atendimentos desde o final de maio, tem como objetivo principal reforçar o diagnóstico precoce e o acolhimento das pacientes, especialmente aquelas que aguardam há anos por exames como mamografia, ressonância e consulta ginecológica.

Durante a passagem por Petrolina, a carreta oferecerá exames e consultas especializadas, como mamografia (que pode ser feita por demanda espontânea por mulheres entre 50 e 69 anos, sem necessidade de encaminhamento médico), ultrassonografia de mama, colposcopia, punção da mama guiada por ultrassom, biópsia de lesão de colo de útero, atendimento com ginecologista e teleinterconsulta com mastologista. Também serão realizadas orientações educativas sobre cuidados preventivos e autoexame.

Os demais serviços devem ser agendados pela Central de Marcação de Consultas e Exames (CMCE), a partir de encaminhamentos feitos pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. A diretora-geral das Linhas de Cuidado Assistenciais da SES-PE, Ana Paula Lucena, reforça que mesmo mulheres fora da faixa etária recomendada para rastreamento, mas que possuam requisição médica, especialmente por histórico familiar, devem procurar atendimento. “Essas mulheres podem e devem se aproximar do nosso equipamento de saúde, conversar com a equipe técnica, tirar dúvidas e realizar seus atendimentos. Cânceres como os de mama e de colo do útero podem ter seus agravos evitados, desde que diagnosticados precocemente”, destacou.

Carreta da Mulher Pernambucana chega a Petrolina com atendimentos gratuitos de saúde para mulheres

  1. Sou Sertão Sou São Francisco disse:

    Essa é a saúde que Raquel almeja para Petrolina: SAÚDE ITINERANTE, em vez de autorizar a construção do Hospital Regional do São Francisco que a população tanto deseja! Deve ser extremamente difícil, e constrangedor, os cabos eleitorais, que moram na região, defender a governadora!

  2. E uma chance pra quem não pode fazer particular e ter que espera pelo SUS preciso urgente de um exame de mamografia

  3. E uma ótima oportunidade pra todos nós

  4. sandra disse:

    Cadê o hospital da mulher aqui de petrolina?
    Queremos atendimento completo
    e se precisar de pequenas cirurgia como por
    ex, retirada de pólipos no colo nesse “hospital” intinerante faz
    já passou da hora de petrolina ter um hospital da mulher aonde uma mulher não precise esperar 1 ano ou mutirão para passar por pequenas cirurgias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. São frequentas as notícias sobre tombamento de caminhão com frutas, principalmente as mangas, imagino que seja por dois motivos:Carregamento incorreto…