Seis escolas da rede municipal de Petrolina (PE) passaram a contar com laboratórios científicos equipados para o ensino de ciências e tecnologia. A entrega dos espaços foi realizada nesta sexta-feira (11) durante evento no auditório do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), com a presença da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, e do prefeito Simão Durando.
A iniciativa integra o programa Mais Ciência na Escola, lançado em 2024 pelo Governo Federal, em parceria com o Ministério da Educação (MEC), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e instituições como o IF Sertão-PE. O objetivo é incentivar o letramento digital e o interesse por ciência entre estudantes da educação básica.
Os laboratórios, do tipo maker, são ambientes voltados para a prática e a experimentação, com ferramentas como impressoras 3D, kits de robótica, cortadoras a laser, notebooks e canetas 3D. A primeira unidade foi inaugurada na Escola Municipal Paulo Freire, no bairro São Gonçalo. Também devem receber os espaços as escolas localizadas em Nova Descoberta, Serrote do Urubu, Henrique Leite, Rajada e Cristália.
Segundo os organizadores, Petrolina foi contemplada com um total de oito laboratórios por meio do programa, sendo seis destinados à rede municipal e dois ao IF Sertão-PE. A ministra Luciana Santos afirmou que a proposta busca “incluir mais estudantes no acesso à ciência e à tecnologia”.
O prefeito Simão Durando também destacou a importância da iniciativa, afirmando que “os novos laboratórios complementam os investimentos que o município vem realizando na área da educação”.
O Mais Ciência na Escola tem como foco ampliar a presença da ciência e da tecnologia nas escolas públicas de todo o país, por meio de ações integradas entre União, estados e municípios.


