Salgueiro sedia, no próximo dia 24 de julho, o primeiro seminário do projeto “Conexões Transnordestina – A Ferrovia que Move Pernambuco”, iniciativa conjunta da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e do portal Movimento Econômico. O evento acontece das 9h às 13h, no espaço Fest, e marca o início de uma série de encontros programados para o segundo semestre com o objetivo de ampliar o debate sobre os impactos econômicos e logísticos da obra da ferrovia Salgueiro–Suape, além de colher sugestões de representantes do setor produtivo.
O seminário contará com a presença do superintendente da Sudene, Danilo Cabral, responsável pela abertura oficial, além de autoridades, especialistas e lideranças regionais. Entre os confirmados estão a presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Salgueiro, Regilane Barros, e o economista Pedro Carlos Gama, professor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e pesquisador da Embrapa Semiárido. Eles participarão do painel “Salgueiro como ponto logístico e estratégico da Transnordestina”, que discutirá o papel do município na integração do interior nordestino com os mercados nacionais e internacionais.
A agenda prevê a realização de sete seminários em cidades estratégicas ao longo do traçado ferroviário, entre elas Petrolina, Araripina, Belo Jardim, Caruaru, São Bento do Una e Recife. A proposta é aproximar o setor produtivo dos gestores públicos, operadores logísticos e pesquisadores, discutindo oportunidades específicas de cada região e contribuindo para a formulação de políticas públicas e estratégias de desenvolvimento.
Com previsão de conclusão em 2029 e investimentos estimados em R$ 3,5 bilhões, o novo ramal da Transnordestina é executado pela estatal Infra S.A. e avança nos projetos básicos, licenciamentos e estudos técnicos. A obra tem o potencial de transformar Pernambuco em um importante corredor logístico para o escoamento da produção agroindustrial, mineral e energética, conectando o interior ao Porto de Suape e fortalecendo cadeias como a fruticultura, o gesso, a avicultura, a mineração e os combustíveis.
O seminário é gratuito, aberto ao público e as inscrições devem ser feitas pela plataforma Sympla.



Esses 🐀 🐀 🐀 🐀 🐀 🐀 são uma desgraça prometeram entregar a ferrovia antes de acabar esse mandato agora vem com essa de 2029 e um gasto de 3 bilhões e meio,não sei como tem nordestino que ainda escuta essas pragas.
COMO FERROVIÁRIO QUE FUI, POR MAIS DE UMA DÉCADA E, AUTOR DO PROJETO DE LEI Nº 1.125/88, QUE GEROU A LEI Nº 9.060/94, DA FERROVIA TRANSNORDESTINA, ESTAREI NA QUERIDA SALGUEIRO NO DIA 24 DE JULHO, PARA PARTICIPAR DESSE IMPORTANTE ATO E, ME COLOCAR Á DISPOSIÇÃO DAS AUTORIDADES, PARA CONTINUAR AJUDANDO ESTE GRANDE PROJETO.