A Comunidade Quilombola do Inhanhum, às margens do Rio São Francisco, na zona rural de Santa Maria da Boa Vista, vai sediar a 4ª edição do Movimento Videoarte Comunidade, uma formação gratuita em cinema voltada a moradores locais. O curso será realizado entre os dias 13 e 18 de julho, e é exclusivo para os habitantes de Inhanhum e regiões vizinhas.
Com a proposta de democratizar o acesso ao audiovisual e promover o fortalecimento da identidade cultural quilombola, o projeto vai reunir 25 participantes, entre jovens, adultos, homens e mulheres, para uma imersão nos fundamentos do cinema. Durante a formação, profissionais da área vão ministrar aulas práticas sobre criação de roteiros, técnicas de enquadramento, operação de câmeras DSLR e outras ferramentas essenciais para a produção audiovisual.
Desde 2018, o projeto já passou por comunidades periféricas de Petrolina e pelo Quilombo Mata de São José, em Orocó. Agora, a proposta é estimular os moradores de Inhanhum a contarem suas próprias histórias por meio do cinema, preservando suas memórias e fortalecendo suas raízes culturais.
A iniciativa é realizada com incentivo do Funcultura Audiovisual, conta com a produção da Audiovisual Brasileiro Produções e tem como proponente o cineasta Robério Brasileiro.


