A Polícia Federal em Pernambuco, com apoio da Superintendência da PF no Ceará, deflagrou na manhã desta quarta-feira (9) a Operação Procedência, voltada ao combate de um grupo criminoso especializado em contrabando e descaminho de produtos estrangeiros, principalmente eletrônicos e anabolizantes. A ação cumpriu um mandado de busca e apreensão em Fortaleza (CE), expedido pela 13ª Vara da Justiça Federal de Pernambuco.
As investigações são conduzidas pela Delegacia de Repressão a Crimes Fazendários (DELEFAZ/PE) e tiveram início em novembro de 2023, a partir da instauração de dois inquéritos que identificaram a atuação de uma associação criminosa voltada à internalização ilegal de produtos estrangeiros. Os itens eram trazidos para o Brasil, principalmente pelo modal aéreo, e vendidos por meio de uma rede social, cujo nome inspirou o título da operação.
Durante o cumprimento do mandado, foram apreendidos celulares, perfumes importados, remédios e anabolizantes, além de outros produtos de origem estrangeira. O objetivo da PF agora é identificar outros integrantes da rede criminosa, confirmar o modus operandi dos envolvidos, e rastrear bens adquiridos com os lucros obtidos com as vendas ilegais.
Os investigados poderão responder pelos crimes de:
-
Contrabando (Art. 334-A, §1º, II do Código Penal),
-
Descaminho (Art. 334, §1º do Código Penal),
-
Associação criminosa (Art. 288 do Código Penal),
cujas penas somadas podem chegar a 12 anos de reclusão.
A Operação Procedência é mais uma ação da Polícia Federal no enfrentamento ao comércio ilegal e à evasão de tributos federais, especialmente no ambiente digital.


