Prova Nacional para professores já tem adesão de mais de 1,5 mil municípios e 22 estados

por Carlos Britto // 07 de julho de 2025 às 19:33

Foto: Ascom PMP/Sedu divulgação

O Ministério da Educação (MEC) anunciou, nesta segunda-feira (7), que 1.508 redes municipais e 22 estaduais já aderiram à Prova Nacional Docente (PND), também chamada de “CNU dos Professores”. A avaliação será aplicada no dia 26 de outubro, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com o objetivo de fortalecer a seleção de professores para a educação básica pública em todo o país.

A adesão representa 81,48% das unidades federativas, abrangendo os seguintes estados: Acre, Amapá, Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins.

As inscrições para a prova acontecem entre os dias 14 e 25 de julho, exclusivamente pelo Sistema PND. Os candidatos deverão preencher dados como CPF, data de nascimento, e-mail e número de telefone válidos.

De acordo com o MEC, a PND integra o Programa Mais Professores para o Brasil e não equivale a um concurso público, mas funcionará como uma etapa de pré-seleção que pode ser usada pelas redes públicas em seus próprios concursos ou processos seletivos. As secretarias de educação poderão utilizar os resultados da PND como etapa única ou complementar, adicionando outras fases como provas práticas ou avaliação de títulos, se desejarem.

Em publicação nas redes sociais, o ministro da Educação, Camilo Santana, reforçou que a prova representa uma chance histórica para valorização da carreira docente e ampliação dos quadros efetivos nas escolas. “Precisamos criar uma cultura, nesse país, de reconhecer e valorizar a principal profissão, que é ser professor”, destacou.

As redes estaduais e municipais que aderiram à prova têm até o dia 10 de julho para informar, por meio do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec), como vão utilizar os resultados da PND em 2026. O MEC disponibilizou um tutorial para auxiliar os gestores na inserção dessas informações.

O resultado individual dos participantes será divulgado no dia 10 de dezembro. (Fonte: Agência Brasil)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Pura nostalgia. Meu vô Ariston trabalhou na RFF, ainda guardo na minha memória este tempo tão raro e precioso. Ele…